Revista Torque
O novo Cayenne S E-Hybrid é a terceira versão eletrificada dentro da série de modelos e é posicionado entre o Cayenne E-Hybrid e o Cayenne Turbo E-Hybrid. Com foco em um equilíbrio entre utilidade no dia a dia e desempenho, o S E-Hybrid, disponível nas variantes de carroceria SUV e SUV Coupé, é uma adição bem adequada à linha de trens de força. A tecnologia híbrida do novo Cayenne, atualizada de maneira abrangente, também proporciona a esta variante do modelo uma autonomia elétrica ainda melhorada e tempos de carregamento curtos devido ao seu gerenciamento de energia inteligente.
No Cayenne S E-Hybrid, um motor V6 turbo de três litros revisado, com 260 kW/353 CV, é combinado com um motor elétrico de 130 kW (176 CV). Juntos, eles alcançam uma potência do sistema de 382 kW (519 CV) e um torque máximo do sistema de 750 Nm. A alta potência se traduz em performance: O Cayenne S E-Hybrid acelera de 0 a 100 em 4,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 263 km/h.
No Cayenne S E-Hybrid, a suspensão pneumática adaptativa (item de série) contribui para a combinação de maior desempenho e maior conforto de condução. Sua inovadora tecnologia de 2 câmaras e 2 válvulas permite um espectro especialmente amplo de taxas de mola, que variam de extremamente confortável a um comportamento dinâmico de alto desempenho.
Ao mesmo tempo, os novos modelos S E-Hybrid se beneficiam da otimização do sistema híbrido da geração atual do Cayenne. Uma autonomia puramente elétrica (ciclo urbano EAER) de até 90 quilômetros possibilita que a maioria da condução local do dia a dia seja livre de emissões. A Porsche torna essa autonomia possível com uma capacidade de bateria de 25,9 kWh. O novo carregador AC de bordo carrega completamente o Cayenne S E-Hybrid em menos de duas horas e meia em uma fonte de energia adequada com uma capacidade de carregamento de até 11 kW. Os dados de alcance, de acordo com os padrões do programa de etiquetagem veicular brasileiro, serão conhecidos e disponibilizados nos próximos meses.
Visualmente, o Cayenne S E-Hybrid também se integra perfeitamente dentro da linha de modelos existente. Ele é equipado com rodas de 21 polegadas e traz sistema de escape com duas ponteiras duplas em aço inoxidável escovado. Na versão SUV, o Cayenne S E-Hybrid traz detalhes exteriores na cor prata e, na carroceria Coupé, o pacote de elementos exteriores na cor preta. Para condução noturna, a segurança e o conforto são apoiados pelos faróis de LED com tecnologia matrix. Os novos e inovadores faróis de LED HD com tecnologia matrix estão disponíveis como item opcional.
A relação de itens de série que o motorista pode esperar no interior incluem também os bancos com 14 opções de ajustes elétricos, o pacote Sport Chrono com seletor de modos de condução, pedais em aço inoxidável, bem como o pacote de acabamento interior Diamar colorido em Silvershade. No novo Cayenne S E-Hybrid, o conforto adicional é fornecido pela nova tela opcional do passageiro que inclui funções adicionais de controle e entretenimento, bem como o novo sistema de qualidade do ar que é projetado para filtrar partículas e substâncias nocivas.
O novo modelo Cayenne S E-Hybrid serão ofertados em pré-vendas no Brasil com preço público sugerido de R$ 735.000 (versão SUV) e R$ 765.000 (versão Coupé). As primeiras unidades devem ser entregues no primeiro semestre de 2024. (Revista Torque)