Motor 1
Aposta de peso da Honda para disputar clientes com Toyota Corolla Cross, Jeep Compass, Volkswagen Taos e companhia, o novato ZR-V está com dias contados para ser lançado no Brasil. Os primeiros lotes importados do México já desembarcaram no país e a estreia oficial não deve demorar mais do que algumas semanas para acontecer.
Informações específicas como preços e equipamentos ainda são mantidas em sigilo pela Honda, mas alguns detalhes aos poucos começam a ser descobertos. É o caso da oferta de versão única Touring (acabamento topo de linha dos carros da marca). De acordo com o site Auto+, esta será a única configuração disponível – pelo menos no primeiro momento. Os preços devem girar em torno de R$ 200.000, acima do HR-V.
Curiosamente, mesmo posicionado acima do HR-V, o ZR-V não terá o motor turbo do irmão menor. Sob o capô, o crossover terá motor 2.0 aspirado a gasolina com 160 cv de potência e 19,1 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio CVT e tração dianteira. Ou seja, nada do propulsor 1.5 turbo de 177 cv das versões Advance e Touring do caçula.
Já em termos do porte, o ZR-V é claramente superior. Ao todo, o modelo mede 4.570 milímetros de comprimento e 1.840 mm de largura, sendo capaz de acomodar até 1.291 litros com os bancos traseiro dobrados. Outras medidas incluem 2.655 mm de entre-eixos e 1.620 mm de altura. Por sua vez, o HR-V mede 4.385 mm de comprimento, 1.590 mm de altura e 1.790 mm de largura, além de 2.610 de entre-eixos.
Outra diferença importante será técnica: o ZR-V adota a plataforma do Civic, enquanto o HR-V usa a base do Fit, chamada de Honda Global Small Car.
Já por dentro, destaque para central multimídia flutuante e saídas de ventilação posicionadas logo abaixo (formadas pelo mesmo estilo de malha de favo de mel encontrado no três-volumes). Além disso, chamam atenção detalhes como revestimento em couro e console central elevado, vazado e com apoio de braço integrado. (Motor 1/Dyogo Fagundes)