Volvo EX30 está à venda no País por preço de Compass e Taos

Jornal do Carro

 

Quando foi apresentado, em junho, o Volvo EX30 surpreendeu. Afinal, o inédito SUV elétrico pode disputar compradores até mesmo com utilitários com motor a combustão que, ao menos em tese, têm preço mais acessível. Pois a marca sueca inicia a pré-venda no Brasil com preços sugeridos entre R$ 219.950 e R$ 279.950. Portanto, o estreante pode rivalizar até com versões com motor flexível de SUVs médios, como Jeep Compass e Volkswagen Taos, bem como o elétrico BYD Yuan Plus.

 

Conforme prometido na apresentação mundial do carro, em Milão, na Itália, o EX30 deve chegar ao País no primeiro trimestre de 2024. No mercado brasileiro, serão quatro versões de acabamento e duas de pacotes de baterias.

 

Na de entrada, o EX30 deve atrair consumidores que percorrem distâncias mais curtas, em ambiente urbano. Assim, vem com um pacote de bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) de 51 kWh. O motor gera o equivalente a 276 cv de potência e 35 mkgf de torque.

 

Nesse caso, a autonomia, de acordo com a regra europeia WLTP, pode chegar a 340 km – ainda não há números do Inmetro. Conforme informações da fabricante, para acelerar de 0 aos 100 km/h são necessários 5,7 segundos.

 

Para quem costuma fazer viagens de carro, há a opção com bateria de alcance estendido, NMC. Esta está disponível nas três versões mais caras e tem lítio, níquel, manganês e cobalto na composição. Com capacidade de 69 kWh, garante autonomia de até 470 km, também conforme o ciclo WLTP.

 

O motor gera os mesmos 276 cv, mas o carro é um pouco mais ágil. Assim, acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos.

 

O EX30 chega para baixar a régua dos preços praticados pela Volvo. Até então, o modelo mais barato da marca no País era o XC40 Recharge, oferecido por R$ 329.950. Porém, além de ser R$ 110 mil mais barato, o novato traz soluções mais simples em relação às oferecidas no “irmão” veterano.

 

Assim como os demais Volvo, o EX30 é feito na China, mas sobre a plataforma elétrica SEA da Geely, dona da marca sueca. Na cabine, há apenas uma tela central e peças feitas com materiais reciclados, como jeans, linho e lã.

 

Aliás, o modelo será vendido com quatro opções de personalização. O sistema de som tem vários alto-falantes e o porta-luvas fica posicionado logo abaixo da tela central.

 

O EX30 também é o menor SUV da Volvo. São 4,20 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 2,65 m de distância entre os eixos. Ou seja, suas dimensões são bem próximas às do Volkswagen T-Cross e do Chevrolet Tracker, por exemplo. Por isso, a capacidade do porta-malas é de comedidos 320 litros. Porém, sob o capô há um nicho com mais 15 l.

 

De série, o SUV elétrico traz o Safe Space, que alerta em caso de abertura de portas próximo a ciclistas ou motocicletas. Além disso, há frenagem automática em baixa velocidade e aviso de fadiga do motorista.

 

Quem comprar o SUV na fase de pré-venda leva um carregador portátil e um Wallbox de 7,4 kW. A reserva pode ser feita no site da marca. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)