Motor 1
A Ford sempre disse que a nova geração da Ranger teria uma versão híbrida e ela finalmente foi apresentada. Com um sistema híbrido plug-in, a nova versão da picape média começará a ser produzida ainda este ano no exterior, com lançamento previsto para o começo de 2024 em alguns mercados da Ásia e Europa.
Para criar a versão híbrida plug-in, a Ford Ranger usará o motor 2.3 turbo a gasolina de quatro cilindros, que já equipa as variantes normais da picape em diversos mercados. Receberá o apoio de um propulsor elétrico e uma pequena bateria. Infelizmente, a fabricante ainda não apresenta nenhum dado sobre esta mecânica, afirmando somente que a Ranger PHEV tem mais torque do que qualquer outra versão já feita em toda a sua história.
Quando equipada com o 3.0 V6 diesel, a picape média tem 61,2 kgfm de torque, então é bem significativo que a versão PHEV passe deste valor. Já pensando em potência, o 2.3 EcoBoost sem eletrificação gera 274 cv, que devem ser superados com o auxílio do motor elétrico.
O que a Ford disse é que está mirando em uma autonomia elétrica de 45 km, o que é considerável ao pensar que a picape média pesa 2.357 kg na versão Limited, e ainda terá o peso extra das baterias. A fabricante ainda diz que terá uma capacidade de reboque de 3.499 kg, semelhante o resto da linha. Outra novidade será a adição do Pro Power Onboard, um sistema de tomadas na caçamba para acessórios e ferramentas, que será adotado por toda a linha.
Visualmente, não há muitas diferenças em relação aos modelos sem eletrificação. A mudança mais óbvia é a adição de uma porta de recarga na lateral da caçamba e também podemos notar um novo visual para as rodas de 18 polegadas. Por fim, tem o logo PHEV no acabamento perto da caixa de roda dianteira.
Como mencionamos, a Ford iniciará a produção da Ranger PHEV no último trimestre na África do Sul, iniciando as entregas no 1º trimestre de 2024. Inicialmente, será oferecida somente na versão Wildtrak, mas deve receber mais variantes no futuro. Por enquanto, a Ford não diz se lançará a Ranger híbrida também no Brasil e, mesmo que tenha planos, deve levar um tempo, considerando que a empresa acabou de anunciar a versão esportiva Raptor para o nosso mercado. (Motor 1/Anthony Karr, traduzido por Nicolas Tavares)