Motor 1/Top Gear
Quando o assunto é identidade estética, a Jeep é facilmente lembrada como uma das montadoras de design mais característico do mercado. Não à toa, formas retilíneas e aparência robusta são parte importante da assinatura visual dos carros da empresa há décadas – e assim continuará sendo pelo próximos anos.
Em entrevista concedida recentemente ao site Top Gear, a designer Daniele Calonaci (responsável, entre outros, pelo projeto do Jeep Avenger) disse que a empresa está comprometida em manter a identidade e seguirá firme na estratégia. “Há muitas empresas ao redor do mundo que estão entrando no mundo dos crossovers, mas a Jeep continuará sendo um mundo mais… quadradão”, afirmou.
Até mesmo na virada para eletrificação, a Jeep continuará apostando forte nos traços de perfil mais retilíneo. “Talvez percamos dois quilômetros na autonomia, mas no final deixaremos o nosso cliente feliz”, completou, fazendo referência à perda de aerodinâmica gerada pelas linhas quadradas da carroceria. O próprio Avenger, vendido na Europa em versão elétrica, é exemplo disso. Mesmo moderno e feito para uso urbano, manteve a identidade robusta no design.
O mesmo vale para o Recon, antecipado no ano passado através de conceito. Será um SUV totalmente elétrico com visual inspirado no Wrangler e proposta voltada para uso off-road. Os faróis de formato quadrado, teto plano e vincos retos caracterizam bem a identidade da marca. A fabricação em série será iniciada no ano que vem.
Em 2022, a Jeep vendeu em todo o mundo cerca de 1,1 milhão de veículos – o pior resultado desde 2014 e queda de 13% sobre 2021. Estados Unidos e Canadá juntos responderam por 67% das vendas da marca. A América Latina, graças ao Brasil, foi o segundo maior mercado da empresa. (Motor 1/Top Gear/Dyogo Fagundes)