O Estado de S. Paulo/Mobilidade
O Brasil ocupa a quinta posição no ranking dos países com mais mortes no trânsito do mundo, de acordo com levantamento de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para reverter esse cenário, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) anunciou, no dia 15, uma série de medidas com foco em melhorar a segurança viária do Estado de São Paulo.
O órgão aproveitou a abertura da Semana Nacional do Trânsito, que ocorre tradicionalmente nessa data, para lançar as medidas, que vão de alterações no processo de habilitação, investimento de R$ 9 milhões em mudanças no sistema Infosiga, nova campanha publicitária e parceria para levar a educação viária para dentro das escolas. “Tivemos redução nos óbitos do trânsito neste ano de maneira geral, na comparação com o ano anterior, marcando um avanço do Estado nesse sentido”, afirma Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP. Confira, a seguir, as principais delas.
Melhorias no Infosiga
Segundo a autarquia, o Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito, o Infosiga SP, será reestruturado para fazer análises mais aprofundadas dos dados de São Paulo. O investimento foi de R$ 9 milhões, e inclui o uso de inteligência artificial. Assim, espera-se que o sistema passe a coletar, tabular e apurar dados de trânsito, além de fornecer subsídios técnicos e análises das informações sobre sinistros com vítimas fatais e não fatais, ajudando a definir, inclusive, políticas públicas.
Nova campanha publicitária
Ela tem como mote “A vida está sempre em trânsito. Escolha a vida”, e será acompanhada de ações educativas até o final deste mês de setembro. Seu conceito, de acordo com o órgão, é a conscientização de que as pessoas assumam diversos papéis no tráfego, como motorista, passageiro, pedestre, entre outros. “É, também, um convite para que toda a sociedade reflita sobre suas responsabilidades”, disse Aggio.
Mudanças na CNH
A partir do próximo dia 30, quem for tirar a Carteira Nacional de Habilitação só terá a opção de fazer de forma eletrônica a prova escrita sobre legislação de trânsito, além da avaliação das noções de primeiros socorros. A mudança foi feita no próprio dia 15, com assinatura de uma Portaria Normativa, que visa dar agilidade e aumentar a eficiência dos serviços. “Diminuir a burocracia e promover uma transformação digital são dois pilares do trabalho do órgão. Atualmente, 80% das renovações de CNH são feitas de forma online”, afirma o diretor-presidente do Detran-SP.
Educação no trânsito nas escolas
O Detran-SP afirma que, nos próximos dias, será assinada uma parceria com a Fundación Mapfre para que seja implementado um programa de educação para o trânsito na rede municipal das cidades paulistas, dirigido a alunos da pré-escola e do ensino fundamental. Trata-se do “Educação viária é vital”, que irá incluir a disciplina de educação para o trânsito como obrigatória na grade curricular. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade/Daniela Saragiotto)