Motor 1
Após anunciar o nome de seu novo SUV compacto nacional, o Kardian, a Renault aparentemente já está se preparando para produzir a novidade. A empresa teria confirmado um investimento de US$ 100 milhões, algo em torno de R$ 485 milhões, em uma de suas linhas de montagem na Colômbia, que opera em parceria com a empresa local Sofasa.
O valor seria direcionado para a adaptação do complexo industrial de Envigado (COL) de forma a possibilitar a planta a produzir a plataforma CMF-A. Ou seja, o Renault Kwid também será produzido por lá. A ideia por trás desta ação seria liberar capacidade produtiva da linha de montagem da empresa em São José dos Pinhais (PR), possibilitando a acomodação do novo Kardian sem ampliar a fábrica necessariamente.
A fábrica da Renault-Sofasa na Colômbia ainda fabrica modelos como Sandero, Logan, Duster e Stepway. A empresa não falou em números de produção após a ampliação de sua capacidade mas o Kwid se somará aos demais carros feitos por lá. No caso do modelo de entrada, a produção colombiana ficará responsável então por abastecer os mercados colombiano e outros 15 na América Latina com o Kwid. O hatch ainda será produzido no Brasil para nosso mercado.
O que mais sabemos sobre o Renault Kardian?
Pelas imagens recentes dos registros e flagras do novo Kardian, a parte central é basicamente o Stepway – desenho dos vidros e portas são semelhantes, mudando alguns vincos na parte inferior e as porções dianteira e traseira para criar a identidade própria do SUV e o deslocar do Stepway. A dianteira tem faróis em duas partes e estilo mais robusto, como manda a cartilha de como fazer um SUV, mesmo que urbano. A traseira tem lanternas que nos levam ao Captur europeu, em formato de C.
O Renault Kardian também estreará um motor 1.0 turbo, produzido no Paraná, que deve ganhar outros modelos do grupo, como o Nissan Kicks nos próximos anos. Apesar dos testes com o Dacia Stepway, fontes já indicavam que não seria esse o carro. Porém, ele serviu como uma base para isso tudo, principalmente por usar a plataforma CMF-B, a modular da aliança, e também ter o porte que esperamos desse novo SUV. Temos que lembrar que seu concorrente não é muito maior que um hatch compacto.
Os registros nos mostram a central multimídia elevada. Podemos esperar um interior bem próximo ao Stepway europeu? Sim, principalmente por usar componentes que já são usados no Duster, produzido no Brasil, e que pode reduzir ainda mais os custos de desenvolvimento e produção. Apesar da apresentação em outubro, as vendas devem começar apenas em 2024. (Motor 1/Thiago Moreno)