Motor 1
Oferecido atualmente nos modelos Compass, Grand Cherokee e Wrangler, o conjunto híbrido plug-in 4xe da Jeep deverá ganhar capilaridade e chegar a outros modelos do portfólio nos próximos anos. Entre os mais esperados, destaque para a picape Gladiator – que hoje não conta com nenhum tipo de eletrificação.
De acordo com o chefão da Jeep, Jim Morrison, o projeto da Gladiator híbrida está em desenvolvimento e, embora não tenha sido lançado junto com a atualização da linha 2024, está praticamente confirmado. De acordo com o executivo, o objetivo da Stellantis é eletrificar toda a linha Jeep até 2025 (data provável de estreia da Gladiator 4xe).
O powertrain adotado certamente será o mesmo do Wrangler 4xe já lançado. Ou seja, propulsão híbrida plug-in com motor 2.0 turbo a gasolina associado a dois propulsores elétricos e uma bateria de íon-lítio. Ao todo são gerados 381 cv de potência e 65 kgfm de torque.
No sistema, o motor elétrico fica integrado na parte frontal do propulsor térmico, substituindo o alternador, sendo conectado ao virabrequim por meio de uma correia. Já o segundo fica conectado à transmissão, substituindo o conversor de torque. O câmbio é automático de 8 marchas.
No Wrangler, o sistema elétrico é de 400 volts e a bateria tem capacidade de 17,3 kWh. Na prática, permite ao modelo rodar 40 km com uma única carga de acordo com o padrão norte-americano (EPA). Ao todo são três modos de condução: Hybrid, Electric e eSave (que prioriza o motor térmico para impulsionar o veículo e para carregar a bateria).
Recentemente, a Gladiator perdeu opção de motor 3.0 V6 turbodiesel de 263 cv e passou a ser vendida unicamente com motor 3.6 V6 Pentastar a gasolina de 284 cv. Na Europa, a picape teve seu fim de linha anunciado por conta da falta de opções eletrificadas. Agora, com o anúncio da variante híbrida 4xe, o modelo poderá voltar a ser vendido por lá. (Motor 1/Dyogo Fagundes)