Renault anuncia que começará a comercialização do Trafic Van E-Tech elétrico

Frota & Cia

 

A Renault anunciou nesta quinta-feira, 14, que passará a comercializar o Renault Trafic Van E-Tech elétrico em versão 100% elétrica, completando assim a gama de veículos utilitários movidos a bateria junto com o Renault Kangoo Van E-Tech elétrico e o Master E-Tech elétrico. A montadora também informou que a pré-venda das versões L2 (Van H1 & H2, chassi-cabine e cabine dupla) começa em outubro, e as primeiras entregas acontecem em novembro.

 

Assim como os outros modelos utilitários da marca, a versão elétrica do furgão se apoia no seguinte tripé: nível de desempenho, opções e customização.

 

Segundo a montadora, o Renault Trafic Van E-Tech elétrico conta com uma capacidade de carga de 5,8 m3 a 8,9 m3, dois comprimentos (5,08 m e 5,48 m) e duas alturas (1,967 m e 2,498 m); capacidade de reboque de 750 kg e carga útil de 1,1 t. O modelo ainda está disponível em versão chassi-cabine, tem grande modularidade, e possibilidades múltiplas de personalização, devido a uma rede de mais de 359 transformadores homologados.

 

Escritório móvel

 

Segundo a montadora, o Trafic Van foi o primeiro veículo comercial leve a oferecer um “escritório móvel”. Ao rebater o banco central, o encosto se transforma em mesa de trabalho – com um vão para colocar uma prancheta – ou mesa de apoio para refeições. Esse recurso inteligente se tornou imprescindível para os clientes profissionais.

 

Com uma bateria de íons de lítio com capacidade de 52 kWh, o novo Trafic Van E-Tech elétrico tem autonomia de até 297 km em ciclo WLTP, oferecendo aos usuários a possibilidade de cobrir a maioria de seus trajetos diários com tranquilidade, pelo melhor custo de propriedade e utilização. As baterias têm garantia de 8 anos ou 160 mil km. Neste período, elas são substituídas gratuitamente se a capacidade se deteriorar a um nível inferior a 70% do valor nominal (SoH: Estado de Saúde da Bateria).

 

O Trafic Van E-Tech elétrico é equipado com um motor de 90 kW (122 cv) e 245 Nm de torque, disponível imediatamente para uma condução fluida e tranquila, em qualquer situação. Já o modo ECO limita a potência do veículo para otimizar a autonomia da bateria, enquanto a versão “long range” limita a velocidade a 90 km/h, aumentando a autonomia para 322 km. O sistema hidráulico de frenagem é complementado por um Sistema de Frenagem Regenerativa Adaptativa (ARBS), que maximiza a energia recuperada.

 

Modelo dispõe de 3 tipos de carregadores

 

Para recarregar a bateria, o Trafic Van E-Tech elétrico permite escolher entre 3 tipos de carregadores:

 

  • Carregador de 7 kW CA monofásico, que funciona em todos os tipos de recarga doméstica;
  • Carregador de 22 kW CA para recarga acelerada em eletropostos públicos, permitindo recuperar 50 km de autonomia (ciclo WLTP) em menos de 25 minutos;
  • O carregador rápido de 50 kW CC (corrente contínua) estará disponível em 2024.

 

Por meio do aplicativo MyRenault para smartphones ou o sistema multimídia Renault Easy Link (de série em todas as versões de acabamento), o Trafic Van E-Tech elétrico conta com serviços conectados específicos, como:

 

  • Programação da recarga da bateria e monitoramento do status da recarga da bateria a distância;
  • Programação do pré-aquecimento ou resfriamento da cabine;
  • Busca de eletropostos no trajeto;
  • Cálculo dos destinos que podem ser acessados com a autonomia restante da bateria. (Frota & Cia/Rosa M. Symanski)