Frota & Cia
A Renault anunciou nesta quinta-feira, 14, que passará a comercializar o Renault Trafic Van E-Tech elétrico em versão 100% elétrica, completando assim a gama de veículos utilitários movidos a bateria junto com o Renault Kangoo Van E-Tech elétrico e o Master E-Tech elétrico. A montadora também informou que a pré-venda das versões L2 (Van H1 & H2, chassi-cabine e cabine dupla) começa em outubro, e as primeiras entregas acontecem em novembro.
Assim como os outros modelos utilitários da marca, a versão elétrica do furgão se apoia no seguinte tripé: nível de desempenho, opções e customização.
Segundo a montadora, o Renault Trafic Van E-Tech elétrico conta com uma capacidade de carga de 5,8 m3 a 8,9 m3, dois comprimentos (5,08 m e 5,48 m) e duas alturas (1,967 m e 2,498 m); capacidade de reboque de 750 kg e carga útil de 1,1 t. O modelo ainda está disponível em versão chassi-cabine, tem grande modularidade, e possibilidades múltiplas de personalização, devido a uma rede de mais de 359 transformadores homologados.
Escritório móvel
Segundo a montadora, o Trafic Van foi o primeiro veículo comercial leve a oferecer um “escritório móvel”. Ao rebater o banco central, o encosto se transforma em mesa de trabalho – com um vão para colocar uma prancheta – ou mesa de apoio para refeições. Esse recurso inteligente se tornou imprescindível para os clientes profissionais.
Com uma bateria de íons de lítio com capacidade de 52 kWh, o novo Trafic Van E-Tech elétrico tem autonomia de até 297 km em ciclo WLTP, oferecendo aos usuários a possibilidade de cobrir a maioria de seus trajetos diários com tranquilidade, pelo melhor custo de propriedade e utilização. As baterias têm garantia de 8 anos ou 160 mil km. Neste período, elas são substituídas gratuitamente se a capacidade se deteriorar a um nível inferior a 70% do valor nominal (SoH: Estado de Saúde da Bateria).
O Trafic Van E-Tech elétrico é equipado com um motor de 90 kW (122 cv) e 245 Nm de torque, disponível imediatamente para uma condução fluida e tranquila, em qualquer situação. Já o modo ECO limita a potência do veículo para otimizar a autonomia da bateria, enquanto a versão “long range” limita a velocidade a 90 km/h, aumentando a autonomia para 322 km. O sistema hidráulico de frenagem é complementado por um Sistema de Frenagem Regenerativa Adaptativa (ARBS), que maximiza a energia recuperada.
Modelo dispõe de 3 tipos de carregadores
Para recarregar a bateria, o Trafic Van E-Tech elétrico permite escolher entre 3 tipos de carregadores:
- Carregador de 7 kW CA monofásico, que funciona em todos os tipos de recarga doméstica;
- Carregador de 22 kW CA para recarga acelerada em eletropostos públicos, permitindo recuperar 50 km de autonomia (ciclo WLTP) em menos de 25 minutos;
- O carregador rápido de 50 kW CC (corrente contínua) estará disponível em 2024.
Por meio do aplicativo MyRenault para smartphones ou o sistema multimídia Renault Easy Link (de série em todas as versões de acabamento), o Trafic Van E-Tech elétrico conta com serviços conectados específicos, como:
- Programação da recarga da bateria e monitoramento do status da recarga da bateria a distância;
- Programação do pré-aquecimento ou resfriamento da cabine;
- Busca de eletropostos no trajeto;
- Cálculo dos destinos que podem ser acessados com a autonomia restante da bateria. (Frota & Cia/Rosa M. Symanski)