Truck & Bus Builder América do Sul
No próximo dia 10 de outubro, a Mercedes-Benz Trucks fará a estreia mundial do eActros 600, caminhão extrapesado elétrico a baterias para transporte de longa distância. A fabricante deu uma primeira amostra do veículo de produção em série, apresentando uma imagem estilizada.
A Mercedes-Benz Trucks irá inovar no que diz respeito ao design, destacando a importância do caminhão elétrico para a transformação abrangente em direção ao transporte neutro em CO2. Linhas claras e um design aerodinâmico caracterizam o visual do eActros 600, com atributos de rentabilidade, sustentabilidade e confiabilidade. O caminhão elétrico Mercedes-Benz terá autonomia de 500 quilômetros sem recarga intermediária e também permitirá recarga de megawatts no futuro.
Sobre o eActros 600
O caminhão extrapesado elétrico a bateria da Mercedes-Benz para longas distâncias, eActros 600, tem designação derivada da capacidade de suas baterias em kWh (600 quilowatts hora), como nos modelos eActros 300/400 para transporte pesado em serviços de distribuição urbana.
A alta capacidade das baterias, juntamente com um novo e eficiente eixo motor elétrico desenvolvido internamente, permitem uma autonomia de cerca de 500 quilômetros sem recargas intermediárias. Devido ao seu baixo consumo de energia, o eActros 600 deverá ser o caminhão mais econômico para transporte em longas distâncias da Mercedes-Benz Trucks, quando comparado ao Actros a diesel.
Com esse lançamento, a Mercedes-Benz Trucks espera que seu caminhão elétrico acelere significativamente a passagem do transporte rodoviário de carga para a propulsão livre de emissões de CO2.
Na produção em série, três conjuntos de baterias darão ao eActros 600 uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh. Dois motores elétricos como parte do novo eixo elétrico geram uma potência contínua de 400 kW, bem como uma potência máxima de mais de 600 kW.
Além do cavalo mecânico, a Mercedes-Benz Trucks também irá produzir versões rígidas do eActros 600 desde o lançamento no mercado. Com isso, oferecerá aos clientes muitas possibilidades de uso dentro do transporte totalmente elétrico.
As baterias usadas no eActros 600 empregam tecnologia de célula de fosfato de lítio-ferro (LFP). Elas se caracterizam, acima de tudo, por uma longa vida útil e mais energia utilizável. Os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks estimam que as baterias do eActros 600 de produção em série consigam obter uma recarga de 20% a 80% em menos de 30 minutos em um ponto de recarga com potência de cerca de um megawatt. (Truck & Bus Builder América do Sul)