Governo argentino congelará preços dos carros e montadoras aceitam acordo

Motor 1

 

Após vários dias de tensões, em que as montadoras acusaram o ministro argentino da Economia, Sergio Massa, de ter mentido para elas, o governo da Argentina chegou a um acordo na noite passada com um grupo de montadoras para liberar a importação de veículos retidos na alfândega.

 

Em troca, as empresas ligadas à Adefa, a Anfavea deles, concordaram em congelar os preços de alguns de seus modelos até o próximo dia 31 de outubro. A data parece escolhida de propósito, pois é após as eleições para a presidência da República Argentina, onde Sergio Massa é um dos candidatos ao cargo. O acordo foi assinado pelo Secretário de Comércio argentino, Matías Tomobilini, com representantes da Ford, General Motors, Renault-Nissan, Stellantis, Toyota e Volkswagen.

 

Embora Massa não tenha participado da assinatura do acordo, Tombolini creditou ao ministro e candidato a autoria desse acordo: “Por sugestão do ministro Sergio Massa, chegamos a um acordo com as empresas automotivas para que cada montadora possa selecionar um modelo 0 Km que manterá seu preço fixo até 31 de outubro”, disse o chefe do Comércio, que publicou em sua conta pessoal no Twitter uma série de fotos dele assinando o acordo com cada um dos representantes das empresas mencionadas acima (veja as fotos abaixo).

 

As importações de automóveis estão bloqueadas na Argentina há mais de dois meses. Esse bloqueio também inclui algumas das peças usadas para produzir veículos em fábricas locais. Todos os produtos bloqueados são aqueles que querem entrar no país por meio da taxa oficial do dólar do Banco Central. Os únicos veículos que entraram durante esses meses foram os importados com “dólares próprios”.

 

Em troca do compromisso de congelar os preços, o governo prometeu recompensar as montadoras que assinassem esse acordo com licenças de importação. Estima-se que no Terminal Zarate (ARG) e em outros armazéns alfandegários existam cerca de 30.000 carros retidos por falta de licenças para importação.

 

A próxima etapa desse acordo será a publicação da lista de modelos com valores congelados no âmbito do programa “Programa Preços Justos” criado pelo governo em uma tentativa frustrada de combater a inflação. Os valores fixados ainda não foram informados, mas as montadoras já deixaram escapar os detalhes dos modelos e versões que fariam parte dessa lista.

 

* Chevrolet: Montana (importada do Brasil).

 

* Citroën : Berlingo Furgão (produzido na Argentina).

 

* Fiat : Cronos 1.3 Like (Argentina).

 

* Ford: Ranger XLS 2.0 turbodiesel 4×2 Manual (Argentina).

 

* Nissan : Frontier 2.3 turbodiesel 4×2 Manual (Argentina).

 

* Peugeot: Partner Van (Argentina).

 

* Renault: Alaskan 2.3 turbodiesel 4×2 Manual (Argentina).

 

* Toyota: Yaris XLS (Brasil).

 

* Volkswagen: Polo Track First Edition (Brasil).

(Motor 1/Traduzido por Thiago Moreno)