Motor 1
Apesar de ainda ser uma novidade no Brasil, a Ford F-150 muda nos Estados Unidos. No seu principal mercado, a picape passa por sua primeira reestilização da atual geração, com novo visual, melhorias em motores e transmissão, melhorias em tecnologias de condução e querendo aumentar sua fatia de vendas das versões híbridas. E deve chegar ao Brasil em 2024, já que as entregas nos EUA acontecem só no ano que vem.
A reestilização mudou a dianteira da F-150. Mantém os grandes faróis, mas são peças um pouco mais quadradas, acompanhada por uma grade cromada, dependendo da versão, e uma leve mudança no parachoque na região dos faróis de neblina e luzes diurnas, que seguem formando uma linha com os faróis.
Na traseira, as lanternas recebem uma nova assinatura de LEDs, mas a grande novidade é a tampa traseira Pro Access, que na parte central pode ser aberta para o lado direito, pensada para o dia a dia e quando está com reboque, além da abertura tradicional elétrica. É um conjunto um pouco diferente do que é encontrado nas picapes da Ram nos Estados Unidos. O parachoque traseiro foi melhorado, com um novo degrau de acesso maior e com mais segurança para os usuários. Também continua com a escada para acesso como opcional.
Ainda na caçamba, a Ford F-150 melhorou o que chama de Pro Power Onboard, uma tomada com capacidade de alimentar diversos equipamentos com diversos pontos – inclusive já foi utilizado em desastres naturais nos Estados Unidos e região para alimentar refrigeradores e redes de internet, por exemplo. Está disponível em três potências: 2,0 kW nas versões a gasolina, 2,4 kW nas versões híbridas Powerboost e 7,2 kW como opcional na Powerboost e escolha de 3/4 dos clientes.
No pacote tecnológico, a F-150 aumentará a oferta dos assistentes de condução, inclusive de engate de trailer, em mais versões. A maior novidade é o BlueCruise, um sistema de assistente mais avançado que agora pode fazer troca de faixas sem intervenção do motorista – mas isso só é válido por 90 dias, sendo que depois pede uma assinatura mensal ou anual.
No interior, o sistema SYNC 4 está disponível na tela de 12″ em todas as versões, mas a grande novidade é o Head Up Display completo, dependendo da versão. Um sistema de rastreamento anti-furto estreia nos Estados Unidos, com alerta de tentativa ou furto e aviso para as autoridades pela recuperação.
Nos Estados Unidos, a F-150 perdeu a opção de motor 3.3 V6 flex, que deixou o 2.7 V6 biturbo como a opção de entrada. No catálogo, ainda há o 3.5 Ecoboost biturbo V6, este também com a opção Hybrid, e o V8 5.0 aspirado, o mesmo que já está no Brasil. A versão Raptor tem o 3.5 V6 biturbo e a Raptor R, o V8 5.2 Supercharger. Nenhum dado de potência e torque foi liberado pela Ford neste primeiro momento, mas a marca diz que foram melhorados.
A F-150 Raptor, antigo sonho dos brasileiros, tem também leves mudanças visuais, mas a maior novidade é uma melhoria na suspensão, com o uso de amortecedores da Fox de dupla válvula, o que aumenta a velocidade de respostas do conjunto variável e melhora o desempenho e curso no fora-de-estrada. (Motor 1/Leo Fortunatti)