Porsche Cayenne 2024 está mais tecnológico e poderoso

O Estado de S. Paulo

 

No fim de abril, a Porsche lançou a linha 2024 do Cayenne no Brasil. Disponível nas carrocerias SUV e Coupé, o modelo chegou com mudanças significativas no visual, na mecânica e na lista de equipamentos. Agora, as versões híbridas eHybrid e Turbo e-Hybrid entram em pré-venda. Os preços começam em R$ 690 mil e chegam a R$ 1.135.000.

 

Dessa forma, o Cayenne 2024 está disponível no mercado brasileiro em quatro versões de acabamento. O catálogo se completa com as configurações S e Turbo GT, com motores a combustão. Esta última, que ilustra esta página, vem apenas na configuração Coupé e custa R$ 1.385.000.

 

Pois, a convite da Porsche, o Jornal do Carro acelerou os novos Cayenne S e Turbo GT. Ou seja, as duas configurações a gasolina. Para começar, o Cayenne 2024 traz uma mudança mecânica importante. O motor 2.9 V6 biturbo deu lugar a um novo motor 4.0 V8 biturbo. Na versão de entrada “S”, ele gera 474 cv de potência (34 cv a mais) e 61,1 mkgf de torque máximo.

 

Por isso, o asfalto é o terreno mais indicado ao Porsche Cayenne. Embora não seja um esportivo, como o icônico 911, o SUV mantém o padrão da fábrica de Stuttgart. Ou seja, mesmo o Cayenne S já acelera de zero a 100 km/h em 4,7 segundos e alcança velocidade máxima de 273 km/h. Portanto, essa foi a parte mais divertida.

 

Mesmo em alta velocidade, o Cayenne é sólido nas curvas e chama por mais velocidade. As retomadas impressionam graças ao torque robusto de mais de 60 mkgf. Além disso, a tração integral é crucial e melhora a oferta de força nas acelerações. Assim, mesmo com dimensões avantajadas e sendo um tanto pesado, o SUV topo de linha da Porsche faz acelerações poderosas com um controle dinâmico impecável.

 

Ao todo, o modelo conta com 4 modos de condução. São eles: Normal, Off-road, Sport e Sport Plus. No último, o ajuste do Cayenne fica “apimentado”. As trocas de marcha são mais rápidas, o que torna as respostas ao pedal do acelerador mais imediatas. Para isso, o SUV usa um sistema de freios com pinças fixas de alumínio e 6 pistões na frente e 4 atrás. O câmbio é automático de oito marchas.

 

Turbo GT é bruto Já a versão topo de linha Turbo GT é outro departamento. O motor V8 gera 659 cv e 86,7 mkgf de torque máximo. Na pista, o SUV se revelou bem bruto. Com o motor mais potente, acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e chega a 305 km/h. Além disso, a distância de frenagem é consideravelmente menor. Mas todo esse apetite pesa no consumo. Segundo a tabela do PBVE do Inmetro, são 5,8 km/l de média na cidade e 7,9 km/l na estrada.

 

Vida a bordo Por dentro, o Cayenne 2024 tem várias novidades. O destaque são as três grandes telas Full-HD no painel. A primeira exibe o quadro de instrumentos curvo e tem 12,6”. No centro, o multimídia de 12,3” traz os principais comandos do carro, além de oferecer espelhamento sem fio via Android Auto e Apple CarPlay. Por fim, a terceira tela serve ao passageiro e tem 10,9”. Esta é opcional, assim como o Head-Up display. Além disso, o SUV é conta com um generoso entre-eixos de 2,89 metros. O porta-malas, por sua vez, tem volume de 772 litros. (O Estado de S. Paulo/Jady Peroni)