O Estado de S. Paulo
O volante do carro é constantemente exposto a fatores como umidade, raios do sol, suor e oleosidade das mãos do motorista. Com o uso diário, ele começa a apresentar sinais de desgaste, como desbotamento, aparecimento de rachaduras e até o esfarelamento do material de revestimento.
Embora os fabricantes façam avaliações de resistência em condições rigorosas de calor e umidade, o desgaste é inevitável, uma vez que os componentes têm uma determinada vida útil, e o envelhecimento natural ocorre por causa do tempo de uso e da interferência do meio ambiente.
“Por isso, a recomendação é sempre limpar o volante para proteger a sua superfície e retardar o desgaste ao máximo”, diz Cléber Willian Gomes, professor de Engenharia Automotiva da FEI.
Existem, no mercado, produtos especiais para manter o volante com bom aspecto, principalmente se o revestimento for de couro. Além deles, um pano úmido com sabão neutro também é uma maneira eficiente de limpar a peça, porque vai remover as impurezas deixadas pelas mãos do motorista.
Cuidado com silicone
“Só não utilize um pano encharcado, pois o excesso de água pode provocar infiltrações, estragando ainda mais o revestimento e a espuma”, afirma Gomes. “Outro cuidado que deve ser tomado na limpeza é com a ação do silicone. Ele tem álcool na composição, que estraga o volante se aplicado com frequência.”
Alguns consumidores às vezes reclamam que compraram um veículo novo e, em pouco tempo, o volante apresentou desgaste. Nesse caso, é provável que o material usado na confecção do componente seja de baixa qualidade. Se o veículo estiver no período de garantia, o proprietário tem o direito de pedir a reposição do item na concessionária.
Mas esse tipo de situação é cada vez mais raro, pois os volantes são feitos de materiais resistentes e alguns modelos recebem, até mesmo, uma camada protetora contra raios solares. Os vidros dianteiros, que igualmente possuem proteção que evita a ação do sol, também servem de “escudo”.
O proprietário também pode recorrer aos serviços de um profissional. Se apenas a cobertura de borracha do volante estiver desgastada, ele vai lixar a superfície para retirar a película brilhosa, deixando a parte fosca.
Depois, a superfície é recoberta com pasta emborrachada para eliminar as imperfeições. Quando estiver seca, é preciso lixar novamente e aplicar uma camada de borracha da cor do volante. (O Estado de S. Paulo)