AutoIndústria
A Fiat encerrou agosto, mais uma, vez na liderança de vendas de automóveis e comerciais leves. A marca pertencente à Stellantis negociou quase 45,5 mil unidades e respondeu por 23,1% do total dos licenciamentos no período. Superou com folga a General Motors, que vendeu 29,6 mil veículos (15,1%) e a Volkswagen, com 29 mil unidades e participação de 14,7%.
Foi o oitavo mês consecutivo à frente dos licenciamentos e, mesmo restando um trimestre pela frente, a marca italiana praticamente se garantiu como a mais vendida do Brasil em 2023. Será o terceiro ano consecutivo como líder do mercado interno. Em 2020, a General Motors foi a primeira colocada, seguida da Volkwagen e da própria Fiat.
De janeiro a agosto, a Fiat vendeu 296,7 mil automóveis e comerciais leves, número equivalente a 22% do mercado total. A vantagem para a vice-líder Volkswagen (210,1 mil e 15,6%) equivale a três meses de licenciamentos da concorrente, que supera a GM (208,4 mil) por marginal 0,2 ponto porcentual.
O ranking das 10 marcas mais vendidas no acumulado de 2023 tem ainda, nesta ordem, Toyota (123,5 mil veículos), Hyundai (111,9 mil), Jeep (87,5 mil), Renault (76,1 mil), Honda (48,3 mil), Nissan (44,8 mil) e Peugeot (21,9 mil).
Vale destacar, ao lado da própria Fiat, a presença da Jeep e da Peugeot entre as dez primeiras. As três marcas pertencem à Stellantis, que vende ainda no País produtos Citroën e RAM nacionais e importados.
Somadas suas cinco representantes, a montadora acumulou 423,8 mil licenciamentos de janeiro agosto, 32,1% do mercado brasileiro. Em igual período do ano passado, havia negociado 402,5 mil unidades — crescimento na comparação anual da ordem de 5%. (AutoIndústria/George Guimarães)