Motor 1
O Volkswagen Golf GTI com câmbio manual vai desaparecer a partir do ano que vem, ao menos nos EUA. Para homenagear a transmissão antes que ela desapareça, a montadora anunciou o novo pacote Golf GTI 380 para modelos equipados com três pedais na linha 2024. O kit pode será ser incluso em qualquer variante de acabamento, celebrando a história da caixa de câmbio.
Esse pacote GTI 380 traz sempre os mesmos itens à versão esportiva GTI do hatch, desde que equipado com câmbio manual de seis marchas. No entanto, apresenta melhorias visuais apenas. O kit traz as rodas 19 polegadas do Golf R 20th Anniversary Edition com acabamento preto brilhante e calçadas por pneus de alto desempenho. O pacote ainda traz teto e as capas dos espelhos pintados de preto brilhante em contraste com os detalhes externos vermelhos que vêm de série no GTI.
Os detalhes em preto brilhante do carro serão acompanhados por uma miríade de opções de cores externas. O pacote GTI 380 tem uma opção exclusiva: o Graphite Gray Metallic, mas os clientes também podem escolher as cores Atlantic Blue Metallic, Deep Black Pearl, Kings Red Metallic, Moonstone Grey, Opal White Pearl ou Reflex Silver Metallic.
No interior, a manopla de câmbio inspirada em uma bola de golfe permanece, já que é um elemento crucial do Golf GTI desde sua primeira geração. Nas versões GTI S e GTI SE, a VW oferece os clássicos bancos de tecido xadrez como item de série. Os bancos de couro Vienna são de fábrica na configuração Autobahn e opcional na SE. O nome do pacote vem do código interno que designa o Golf GTI de oitava geração. É uma homenagem ao GTI 337 de 2002, que herdou o código interno do GTI original.
Sob o capô do GTI 380 está o motor EA888 turbo de quatro cilindros 2.0. Ele entrega 244 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. O propulsor também pode ser acompanhado pela transmissão automática de dupla embreagem e sete velocidades que a Volkswagen continuará a oferecer para os Golf GTI e R a partir do ano que vem no mercado estadunidense.
Mas os entusiastas devem optar pelo tradicional câmbio mecânico de seis marchas, principalmente nessa série especial 380. E sim, até o Golf R perderá o câmbio manual após o ano modelo de 2024. Embora o pacote 380 não receba nenhuma atualização de motor, ele adiciona de fábrica o sistema de suspensão eletrônica DCC.
O Volkswagen Golf GTI 380 custará nos EUA a partir de US$ 32.485 (R$ 160,6 mil aproximadamente) para a versão de entrada S. No topo de linha Autobahn não sairá por menos de US$ 40.625 (R$ 200,8 mil). Às vendas devem ter início para o mercado estadunidense no último trimestre de 2023. (Motor 1/Thiago Moreno)