Fabus prevê crescimento de 5% no mercado brasileiro de ônibus em 2023

Truck & Bus Builder América do Sul

 

De acordo com o presidente da Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus), Ruben Bisi, o mercado brasileiro de ônibus deverá alcançar excelente resultado no último trimestre deste ano. A entidade estima que a produção brasileira possa ultrapassar as 20 mil unidades, o que representará um aumento de 5% em relação às mais de 19 mil unidades de 2022.

 

Segundo Bisi, o mercado brasileiro teve um primeiro trimestre muito forte pela antecipação de compra por parte dos operadores de modelos Euro 5, que pelo “estoque de passagem”, puderam ser produzidos no primeiro trimestre.  Mas devido à entrada em vigor da legislação PROCONVE P8 (Euro 6), a produção e as vendas caíram muito no segundo trimestre.

 

“O primeiro trimestre foi muito bom devido à antecipação de compras de modelos Euro 5. Mas a demora para os novos modelos Euro 6 entrarem em produção nas montadoras, por causa da falta de componentes (os semicondutores), atrasou o processo de homologação e gerou restrição no fornecimento dos veículos, provocando a queda na produção”, afirmou Bisi.

 

O anúncio de uma nova licitação do programa Caminho da Escola pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ainda para este ano, e a maior demanda por modelos rodoviários e de turismo no último trimestre vão puxar a produção nacional.

 

Com 16,4 mil unidades, a nova licitação do Caminho da Escola é uma das maiores já realizadas. O governo brasileiro já realizou a tomadas de preços dos modelos com motorização Euro 6, a licitação iniciará no dia 12 de setembro com os leilões dos lotes conforme as especificações dos modelos e volumes estipulados pelo FNDE. A quantidade maior de veículos é para atender ao aumento de pedidos feitos pelos municípios que, em 2022, compraram sete mil veículos escolares.

 

De acordo com Bisi, os ônibus têm que ser entregues ates do prazo legal em função das eleições de 2024. “Se a licitação sair em setembro é possível fabricar ainda neste ano 1,5 mil veículos porque é fácil programar e produzir o ônibus escolar que tem um ciclo de produção bastante curto, de até dez dias. As montadoras estão se preparando, e as encarroçadoras têm capacidade para produzir os primeiros lotes. A perspectiva é de que em novembro e dezembro já se tenha alguns veículos emplacados”.

 

Para o presidente da Fabus o mercado brasileiro tem potencial para crescer, pois tivemos dois anos de pandemia com baixa produção de ônibus o que fez com que  a idade média da frota circulante de ônibus urbanos  crescesse e está em oito anos, quando deveria ser de cinco anos.

 

“Segundo estudos da NTU Para que a idade média da frota de ônibus do país baixe para cinco anos, é preciso substituir imediatamente 31  mil veículos, somente nas grandes cidades”, afirmou.

 

Ruben Bisi disse que o programa de renovação de frota, iniciado este ano pelo governo já está em andamento. Segundo ele, foram destinados R$ 300 milhões para substituir veículos com mais de vinte anos por modelos novos, com o sucateamento dos antigos. Deste total, R$ 180 milhões já estão reservados para as 18 empresas cadastradas – montadoras e encarroçadoras –, sendo destinados R$ 10 milhões para cada empresa. O valor é distribuído por categoria de veículo, sendo o desconto de R$ 99.400 para o modelo rodoviário, R$ 70 mil para o urbano e R$ 60 mil para os micro-ônibus.

 

Apesar de ainda incipiente, o processo de sucateamento dos veículos começou em agosto. “Nas encarroçadoras, 60 ônibus já foram sucateados, mas existem outras 200 unidades para serem retiradas de circulação.”

 

De janeiro a julho deste ano, a produção brasileira de ônibus, incluindo a exportação,  apresentou crescimento de 19,0% em relação ao ano passado. Foram produzidas 11.741, contra os 9.865 veículos fabricados no mesmo período de 2022. Do total de ônibus produzidos no País até julho, foram 6.676 unidades de modelos urbanos, com elevação de 37,17%. Já os rodoviários apresentaram crescimento de 5,7%, com 2.843 unidades. O volume de micro-ônibus atingiu 2.154 unidades, redução de 4,62%, e os modelos intermunicipais somaram apenas 68 ônibus. (Truck & Bus Builder América do Sul)