JCB instala motor de hidrogênio em van

Frota & Cia

 

A JCB instalou um de seus motores de hidrogênio em uma van Mercedes Sprinter. Para a fabricante de retroescavadeiras, esse é mais um grande avanço em relação à tecnologia de combustão de hidrogênio. A adaptação da van foi concluída em apenas duas semanas e um dos primeiros motoristas de teste do veículo foi o presidente da JCB, Anthony Bamford, que lidera o projeto de motor de hidrogênio da empresa, avaliado em £100 milhões.

 

O motor de combustão interna usado na van é o mesmo que já alimenta protótipos de máquinas para os segmentos de construção e agrícola da JCB. Este é o segundo veículo Mercedes a ser adaptado com um motor de hidrogênio da JCB: no início deste ano, um caminhão Mercedes de 7,5 toneladas recebeu da empresa a conversão para o hidrogênio.

 

A van convertida era, anteriormente, movida a diesel e a mudança para hidrogênio é outro avanço que destaca que esse tipo de energia pode representar uma maneira muito mais rápida de atingir as metas globais de redução de emissões de dióxido de carbono. Os veículos movidos a hidrogênio também podem ser reabastecidos muito mais rapidamente, com a tarefa concluída em questão de minutos, em comparação a várias horas para recarga de baterias.

 

Para o presidente da empresa, a adaptação serve como demonstração de que a conversão para o tipo de combustível será simples. “E para mostrar que não são apenas as máquinas de construção e agrícolas que podem ser alimentadas por hidrogênio. Embora a conversão de vans não seja algo para a JCB incorporar em seu negócio, esse feito prova que há possibilidades além das baterias que podem funcionar de maneira muito efetiva.”

 

A JCB já fabricou mais de 70 motores de combustão interna de hidrogênio em um projeto envolvendo 150 engenheiros britânicos. Agora, eles alimentam protótipos de carregadeiras, retroescavadeiras e manipuladores telescópicos Loadall da JCB. (Frota & Cia/Priscila Ferreira)