Motor 1
O próximo carro da Fiat a ser atualizado para o ano/modelo 2024 será o Cronos. O sedã compacto já começou a ser distribuído para as concessionárias, que revelaram alguns detalhes sobre o carro. A principal mudança é a o fim da versão de entrada Cronos 1.0, que era a que fazia com que fosse o sedã mais barato do país.
Sem o Cronos 1.0, a opção mais barata passa a ser a versão Drive 1.0, que agora será vendida por R$ 90.290, com um aumento de R$ 1.400 em comparação com a linha 2023 ainda listada no site oficial. Assim, será a única configuração do sedã com o motor 1.0 Firefly de três cilindros, gerando 75 cv e 10,7 kgfm de torque, combinado a um câmbio manual de 5 marchas.
De série, conta com ar-condicionado, alarme, direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional com ajuste de altura, monitoramento de pressão dos pneus, faróis de LED, central multimídia com tela de 7 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sensor de estacionamento traseiro e vidros elétricos nas quatro portas. Tem dois opcionais, com o pacote Drive Plus por R$ 2.890, adicionando câmera de ré, retrovisores laterais com ajuste elétrico e rodas de liga leve de 15”; e o kit Safety, que traz controles de estabilidade e tração, além do assistnete de partida em rampas, por R$ 490.
O Fiat Cronos Drive 1.3 2024 subiu R$ 7 mil, elevando o valor para R$ 96.990. A única diferença está na troca do motor, passando a usar o 1.3 Firefly de quatro cilindros, de 107 cv e 13,7 kgfm. O pacote Safety segue sendo oferecido com os mesmos itens, por R$ 490. O kit Drive Plus dá espaço para o S-Design, vendido por R$ 3.990 e que agrega câmera de ré, ar-condicionado digital, chave presencial, faróisd e neblina, retrovisores com ajuste elétrico, rodas de liga leve de 15 polegadas o visual exclusivo S-Design, com detalhes em preto na carroceria.
Para quem não quer trocar de marcha, o Cronos Drive 1.3 CVT é a opção por R$ 97.990, somente R$ 1 mil a mais do que a versão manual e sem qualquer alteração no preço em relação à linha 2023. Além de receber a transmissão automática do tipo CVT com sete marchas simuladas e modo Sport, ganha piloto automático e o módulo eletrônico que confere controles de estabilidade e tração, e assistente de partida em rampas. O único opcional é o mesmo pacote S-Design da versão manual, também por R$ 3.990.
O topo da linha segue com o Cronos Precision 1.3 CVT, que já traz todo os equipamentos possíveis para o sedã. Além dos itens da versão Drive, aconta com ar-condicionado digital, chave presencial, câmera de ré, faróis de neblina, apoio de braço central, volante de couro, rodas de liga leve de 16 polegadas e repetidores de seta laterais. Custa R$ 110.890, R$ 1 mil a mais do que a linha 2023. Só tem um opcional, que troca o acabamento em couro preto por um marrom, oferecido por R$ 1.300. (Motor 1/Nicolas Tavares)