Range Rover House estreia em São Paulo

Jornal do Carro

 

Acaba de abrir as portas em São Paulo a Range Rover House, espaço na zona oeste da capital paulista onde a Jaguar Land Rover (JLR) recebe clientes atuais e potenciais, parceiros, jornalistas, celebridades e influenciadores. Segundo o grupo inglês, o objetivo é mostrar o novo posicionamento da Range Rover, que virou uma marca de veículos. Além disso, está sendo lançado no País o SV Bespoke Commissioning.

 

Ou seja, o serviço de personalização dos Range Rover Autobiography e SV. A ideia é tornar esses modelos, que já são para poucos, ainda mais exclusivos. Conforme a JLR, na Range Rover House o interessado poderá fazer interação direta com engenheiros e especialistas globais. Assim, dá para escolher entre uma ampla gama de opções de materiais e acabamentos internos e externos.

 

De acordo com a marca, os carros feitos pela SV Bespoke Commissioning podem ser únicos. A ideia dos executivos da empresa é oferecer essa opção também no País. Paulo Manzano, diretor de marketing da JLR, diz que pretende ter ao menos um Range Rover com esse tipo de personalização aqui. Segundo ele, um carro desses teria preço em torno de R$ 2,5 milhões. Portanto, mais que o dobro da tabela da versão de entrada do SUV.

 

Para poucos

 

O preço da versão SE parte de R$ 1.258.450. Por sua vez, para a de topo, SV, a tabela é de R$ 1.734.950. No total, há 11 opções do carro no País. Segundo Manzano, a produção da SV Bespoke Commissioning tem sete etapas. “Ou seja, cores, temas, opções exclusivas SV, materiais, folheados e acabamentos e personalizações”, afirma o executivo.

 

Após uma década sem renovação, o Range Rover ressurgiu no fim de 2021. A quinta geração do SUV foi revelada em evento exclusivo na Inglaterra. Assim como nas gerações anteriores, o novo oferece tecnologias de ponta, muito desempenho e alto luxo. É tudo que os clientes esperam, de acordo com a marca inglesa.

 

O Jornal do Carro avaliou o modelo nos Estados Unidos, em abril de 2022. O primeiro lote trazido ao Brasil foi da versão First Edition, com ainda mais equipamentos.

 

A opção continua à venda no País por R$ 1.388.950. Além da riqueza de materiais, com muitas peças de madeira de lei e metal, há vários recursos eletrônicos de ponta.

 

Segundo executivos da JLR, há cerca de 7 mil chips no novo Range Rover. No painel, o destaque é a tela do multimídia, de 13,1 polegadas, que reúne vários comandos. É possível ajustar desde coisas básicas, como o ar-condicionado e o som, até a altura da suspensão.

 

Carros viram marcas

 

Quem gosta dos SUVs da inglesa Land Rover perceberá que, rapidamente, a tradicional marca sairá de cena. O grupo JLR iniciou um reposicionamento estratégico que visa desvincular de vez os modelos Defender, Discovery e Range Rover da nome Land Rover.

 

A linha Range Rover já trilhava um caminho independente mas, agora, ela e os demais SUVs vão virar marcas próprias. Os novos carros perderão até o emblema da Land Rover e qualquer outra referência ao antigo nome. Vendida em 121 países, a Range Rover tem quatro opções de SUVs: Range Rover, Range Rover Sport, Velar e Evoque. Este, aliás, é feito também na fábrica da JLR em Itatiaia (RJ).

 

“Queremos fortalecer a individualidade de cada marca e ter um olhar único em toda a organização para ser os melhores criadores de veículos e serviços”, diz Manzano. “Não seremos mais uma marca que faz automóveis de luxo, mas sim uma empresa de luxo que produz automóveis”, afirma.

 

A transição também está alinhada ao avanço, no cenário automotivo, de temas como eletrificação e soluções de mobilidade, por exemplo. Manzano diz que a empresa prepara o terreno para, em breve, lançar automóveis elétricos a bateria. Aliás, a Range Rover House faz parte do programa de sustentabilidade da companhia.

 

Diretor presidente da JLR para América Latina e Caribe, João Oliveira diz que 100% das emissões de carbono geradas pela Range Rover House foram neutralizadas. O espaço fica aberto até 3 de setembro. (Jornal do Carro/Tião Oliveira)