Motor 1
Depois de chegar ao capô do Jeep Wrangler e da picape Ram Rampage, o novo motor Hurricane 4 da Stellantis está sendo preparado para ser usado por mais modelos dentro do grupo. O Commander já foi flagrado em testes usando o propulsor e, agora, chega a vez de o Compass dar as caras com modificações que indicam adoção do powertrain.
Prova disso vem de flagra publicado pela página FCA Fan Brazil. As imagens revelam o Compass parcialmente disfarçado sendo transportado em caminhão-cegonha. São pelo menos três unidades diferentes, que aparecem com camuflagem nas rodas, para-choques e detalhes da grade, indicando possíveis novidades visuais. Além disso, chama atenção a dupla saída de escape (principal evidência do uso da nova motorização).
Embora a Jeep ainda não confirme a novidade, o novo motor Hurricane 4 chegará ao Compass para dar fôlego extra ao SUV e será oferecido como opção de topo aos propulsores atuais. Assim como na Rampage, tudo indica que entregará 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, sendo sempre associado ao câmbio automático de 9 marchas, com tração 4×4.
Atualmente, o Compass é equipado com 1.3 turboflex (185 cv a 5.750 rpm e 27,5 kgfm de torque a partir de 1.750 rpm), câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira. Há opção pelo 2.0 turbodiesel de 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750 rpm, neste caso com tração integral e câmbio automático de 9 marchas.
Desde já, fica a expetativa para ganhos importantes em termos de performance. Na Rampage R/T, por exemplo, o 2.0 turbo entrega 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos e 220 km/h de velocidade máxima. Na prática, o motor faz da picape a mais potente produzida no Brasil.
Na América do Norte, vale lembrar, o Compass já faz uso do motor Hurricane 4 desde o final de 2022. Por lá, propulsor em versão mais branda rende 203 cv e 30,5 kgfm, sendo sempre associado ao câmbio automático de 8 marchas, com tração 4×4. (Motor 1/Dyogo Fagundes)