Jornal do Carro
A Renault está com data marcada para o seu lançamento mais importante dos últimos anos. A montadora confirmou que vai revelar seu novo SUV de entrada no dia 25 de outubro, no Rio de Janeiro. E que o modelo se chamará Kardian. Segundo a marca, o nome remete a atributos como “força”, “proteção” e “agilidade”, por exemplo. Seja como for, o Renault Kardian substituirá o atual Stepway e terá porte próximo ao do Fiat Pulse.
Com lançamento previsto para o início de 2024, o Renault Kardian será feito em São José dos Pinhais, no Paraná. Tal como antecipamos no Jornal do Carro, o novo SUV de entrada será feito sobre a plataforma CMF-B, a mesma utilizada por modelos europeus do grupo, como o novo Clio. Aliás, a base já prevê uma futura eletrificação, com versão híbrida flex. Entretanto, para a estreia, o modelo contará com o inédito motor 1.0 turboflex da marca francesa.
Por enquanto, a marca não divulgou números de desempenho. Mas acredita-se que o novo 1.0 flex alcançará 120 cv de potência máxima. Afinal, o 1.0 turbo disponível na Europa gera 100 cv e 16,3 mkgf de torque. Ou seja, no Brasil vai elevar os números com o uso de etanol na versão flex. O câmbio, por sua vez, será automático do tipo CVT com marchas virtuais. Assim, o foco será a economia de combustível – com ótimos números de consumo.
Renault Kardian terá novo visual da marca
Além da nova plataforma e do motor 1.0 turboflex, o Renault Kardian promete se destacar no visual. Embora a marca ainda não tenha divulgado qualquer foto, o SUV teve os desenhos industriais registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Assim, é possível ver a estética do modelo, que terá faróis divididos na dianteira – como no Kwid e em modelos como a Fiat Toro – e lanternas modernas em formato de “C”.
Mas, se o visual externo já é conhecido, a cabine do Renault Kardian ainda é um mistério. A tendência é o modelo tenha o padrão visto nos carros europeus da Renault. Inclusive, a marca promete dar um salto de qualidade nos modelos nacionais, com materiais melhores no acabamento, bem como novas tecnologias. Ou seja, podemos esperar por um novo multimídia com mais conectividade e por sistemas avançados, como frenagem automática de emergência.
Renault vai anunciar nova estratégia
Também no dia 25 de outubro, a Renault vai anunciar uma nova estratégia para a região da América Latina, que será a primeira região a receber o SUV Kardian. Pois, tal como contamos, a montadora francesa vai priorizar o lançamento de modelos de maior valor agregado – leia-se novos SUVs maiores. Nesse sentido, a marca já trabalha na nova geração do Duster, seu maior sucesso no segmento. E prepara sua versão do SUV médio Dacia Bigster.
Outro modelo esperado é a nova geração da picape Oroch. Todos os modelos serão feitos sobre a mesma base CMF-B. Além disso, a Renault trabalha em um sistema híbrido flex para os carros nacionais. Mas a tecnologia só deve estrear a partir de 2025, quando as leis de emissões ficarão mais rigorosas por aqui. Este sistema terá como base o novo motor 1.0 turboflex e o câmbio CVT. A marca também lançará sua plataforma de conectividade no País. (Jornal do Carro/Diogo de Oliveira)