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A força do DAF CF Semipesado Rígido com motorização PACCAR PX-7 e transmissão ZF EcoTronic de 9 velocidades assegura aos transportadores e frotistas o melhor custo-benefício durante a operação. O caminhão foi desenvolvido com foco no mercado de semipesados, oferecendo a robustez e performance necessária para as aplicações com o padrão premium de conforto da cabine CF, quesito já destacado pela maioria dos gestores de frotas e motoristas clientes da marca.
“A excelência dos caminhões DAF é resultado de um longo processo de desenvolvimento. Estamos em evolução constante, com foco em oferecer a melhor ferramenta de trabalho para o motorista. Por isso, quando entramos no mercado de semipesados, em 2022, investimos fortemente para introduzir novos conceitos de conforto e acabamento para o segmento, além do alto padrão de qualidade mecânica e operacional já consagrados nos demais modelos DAF. Hoje, colhemos excelentes resultados da nossa estratégia, que aponta a ótima receptividade do CF Semipesado Rígido pelos transportadores”, comemora Gabriel Fernandes, Diretor de Vendas DAF Brasil.
Para Vinícius Bravo, supervisor de frota da Bravo Logística, a marca DAF surpreendeu em diversos pontos na pesquisa de mercado que realizou antes de adquirir mais caminhões para a empresa. “O caminhão da marca se destacou por ser robusto e oferecer um baixo consumo de combustível. O que também contribuiu para a aquisição de um DAF foi o valor do veículo, que hoje entrega um rendimento excelente para nossa operação”, ressalta. A empresa é cliente DAF desde 2020, com uma frota de 19 caminhões CF Semipesados Rígidos, entre frigoríficos e graneleiros.
Motorização para todas as distâncias
Disponível exclusivamente para o modelo CF Semipesado rígido, o motor PACCAR PX-7 evoluiu em função da nova normativa de emissões e incorporou várias tecnologias que agregam mais robustez e melhor desempenho. A motorização de 6,7 litros com 6 cilindros em linha utiliza tecnologia common rail com gerenciamento aprimorado para maximizar a eficiência, sobrealimentado com turbocompressor e fazendo uso de intercooler.
Projetado para atender a aplicações de até 35 toneladas, o PACCAR PX-7 está disponível nas potências de 260cv, com 1.000 Nm de torque; 290cv, com 1.100 Nm de torque; e 310cv, com 1.200 Nm e novo Freio Motor de 245cv, reforçando sua vocação para o transporte de curtas e médias distâncias. O PACCAR PX-7 é um motor mais eficiente, que dispõe um processo de combustão bem controlado para atingir os valores ultrabaixos de emissões do Proconve P8/Euro 6, além de trabalhar com um sistema de pós-tratamento com SCR (Redução Catalítica Seletiva), filtro DPF, DOC e novos tubos de exaustão e admissão. “É um motor muito bom, com muita força na subida. As trocas de marchas são elevadas e correspondem bem as necessidades de cada viagem”, explica Anderson de Oliveira Silva, motorista da Bravo Logística.
Disponível de série com transmissão automatizada ZF EcoTronic de 9 velocidades, com escalonamento otimizado para operar em baixas rotações proporcionando menor consumo de combustível e baixo custo operacional. “Em relação ao consumo, nós conseguimos ter uma economia de 8% a 10% em relação ao Euro 5 e o novo motor está excelente. Sem contar a caixa de câmbio que mudou com uma troca de marchas mais inteligente. E o freio que já era bom, ficou ainda melhor agora”, explica Vinícius.
O CF Semipesado Rígido foi projetado para atender ao segmento de distribuição, especialmente as regionais do setor alimentício, materiais de construção, produtos agrícolas e químicos, além de câmaras de frigoríficos. Tem excepcional manobrabilidade, sendo ideal para operações urbanas de curtas e médias distâncias, com diferenciais importantes nas mais variadas modalidades de transporte carga aos profissionais autônomos, pequenos e médios produtores.
Estrutura de peso
O chassi rígido do DAF CF é produzido de aço de alta qualidade, que garante leveza e economia de combustível ao diminuir o peso total do caminhão e proporcionar mais espaço para equipamentos auxiliares. A estrutura do chassi nas configurações de eixo 6×2 e 8×2 conta, ainda, com suspensão dianteira feita de molas parabólicas com amortecedores hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora. A suspensão traseira é de balacim com molas trapezoidais e suspensor pneumático, o que oferece ótima estabilidade contra rolagem durante a condução. Seu layout altamente flexível permite inúmeras variações para posicionar componentes auxiliares melhorando a eficiência das operações. “O chassi que a DAF nos proporciona hoje entrega uma geometria perfeita. Nós somente conferimos os alinhamentos e balanceamentos para entregar os caminhões com mais segurança nas operações de longa distância”, comenta Claudemir Garcia Junior, encarregado de frota da Bravo Logística.
Novo padrão de conforto para a categoria
A chegada do CF Semipesado Rígido estabeleceu um novo conceito de acabamento premium, conforto e ergonomia para a categoria. O modelo oferece três opções de cabines – as maiores do segmento: cabine Day, sem leito (disponível apenas no modelo 6×2); cabine Sleeper, com leito; e cabine Space, com 1,79m de altura na área de circulação. “Quando dirigimos um DAF é possível ajustar muito bem a posição de dirigir, além de ter muito espaço interno, cama confortável e geladeira como diferencial. Conseguimos ficar em pé dentro do caminhão, o que é excelente”, afirma Claudemir.
A cabine Space Cab conta com alguns itens opcionais exclusivos como os faróis Skylight e uma segunda cama tipo beliche. Além disso, todas tem com cortinas blackout, decoração interna Dark Sand com acabamentos Black Rock, banco do motorista com suspensão pneumática e ar-condicionado digital. A linha CF tem diversas opções de personalização da cabine que atendem as preferências de cada motorista bem como as necessidades de transporte. “O conforto na dirigibilidade é o essencial na operação. Então, enquanto o motorista está dirigindo tem conforto e quando está deitado nos momentos de descanso, também tem conforto. É um combo completo”, destaca Vinícius.
Além disso, vários itens opcionais que podem ser inclusos no caminhão como o suporte para estepe; espelho frontal de aproximação; faróis e lanternas em LED; Air Bag; defletores de ar; faróis auxiliares com lentes Lexan e função Cornering; climatizador de teto; aviso sonoro de marcha ré; preparação para tomada de força; buzina pneumática de teto; decoração argenta; cortinas centrais; rodas de alumínio e rodas de aço na cor preta.
Prezando pela sofisticação, o exterior da cabine do CF conta com para-choque em aço galvanizado na cor da cabine; retrovisores bipartidos; faróis halogêneos birrefletores com lentes Lexan; Luzes de Condução Diurna (DRL); espelho de aproximação lateral; e o FUP – barra frontal anti-intrusão. “Se a empresa me oferecer outro caminhão, sendo um DAF, eu aceito a troca, caso contrário não. Prefiro ficar mesmo com o DAF que está sendo um excelente caminhão. Oferece segurança para o motorista e conforto, tanto para dirigir quanto para o descanso”, conclui Tayller Rossi, motorista da Bravo Logística. (Motor Mais)