Projeto Despertar, apoiado pelo Iveco Group, forma jovens para o mercado de trabalho e promove a digitalização de idosos

Coisas de Agora

 

A inclusão e o engajamento das comunidades em que atua está entre as prioridades estratégicas do Iveco Group. Com três plantas das marcas IVECO, FPT Industrial e IDV em Sete Lagoas, Minas Gerais, a companhia atua desde 2007 na comunidade do município com o Próximo Passo, programa de sustentabilidade que vai além da preservação do meio ambiente e o fortalecimento da cidadania, multiplicando a capacitação e o desenvolvimento das pessoas, para um futuro melhor.

 

Parte das ações, o Projeto Despertar formou no mês de agosto cinco turmas, fornecendo uma base digital para jovens, com a aplicação do Pacote Office e ferramentas como Canva, e a alfabetização digital para idosos, aproximando esse público do mundo digital e tornando possível seu acesso e inclusão.

 

Nas aulas, os jovens desenvolveram currículos, planos de vida e trabalharam competências socioemocionais, como autoconhecimento, autocontrole, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável. Já os idosos trabalharam a digitação e o acesso aos recursos do computador, produzindo uma revista com receitas culinárias.

 

Em seu término, o projeto obteve índice de satisfação de 91,7%, com um público de 96 pessoas na cerimônia de certificação, entre beneficiários, amigos e familiares. O Projeto Despertar surgiu de uma imersão no bairro Cidade de Deus, onde a CDM – Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana, responsável pela gestão do Próximo Passo, identificou demandas como a implantação de um laboratório de informática.

 

Yasmim Ramos Pereira, de 16 anos, cursa o segundo ano do ensino médio, e com o projeto teve a oportunidade de conhecer ferramentas como Canva e Excel. Além disso, fez novas amizades. “Foi muito importante, porque depois da pandemia tivemos pouco contato humano. No ensino médio também falta tempo. Com esse espaço de convivência, tive a oportunidade de me conhecer mais e ter uma visão de futuro”, afirma.

 

Para Bernadete das Mercez, de 71, o projeto Despertar trouxe uma nova visão em meio à era digital. “Para mim significou muita coisa, porque na minha idade fazer um curso de informática é um desafio muito grande”, conta. Agora, Bernadete diz que quer participar das próximas iniciativas. “Aprendi muita coisa, mas gostaria de aprender muito mais. Me senti nas alturas. Muito obrigada”, agradeceu.

 

Eduardo Freitas, diretor de Relações Institucionais do Iveco Group para a América Latina, ressalta que iniciativas como o Projeto Despertar estão absolutamente em linha com a estratégia de sustentabilidade do grupo. “Nos dedicamos ao desenvolvimento de uma cultura inclusiva e envolvente e à promoção de atividades que envolvam as comunidades dos quais fazemos parte”, afirma Freitas.

 

Eudson Almeida, supervisor de projetos da CDM, ressalta que parcerias como a do Iveco Group são de extrema relevância para a continuidade do Programa Próximo Passo e os projetos desenvolvidos, com impactos positivos na comunidade e mudança de perspectiva de vida para jovens e idosos, em relação ao mundo digital e suas ferramentas. “Ter parceiros como o Iveco Group possibilita à CDM gerenciar cooperativamente a política social, oportunizando o desenvolvimento individual dos beneficiários e do território atendido. A convergência de recursos e esforços possibilita o exercício da cidadania no agir coletivo e gera transformação social, fomentando uma sociedade mais democrática e garantidora de direitos”, pontua Almeida. (Coisas de Agora)