Blog do Caminhoneiro
A DAF está ampliando sua linha de caminhões na Europa, com o lançamento dos novos DAF XB, uma série de caminhões de distribuição de 7,5 a 19 toneladas de PBT.
Os novos caminhões são equipados com motores Paccar PX-5 e PX-7, tendo potências entre 170 e 310 cavalos. Em todas as versões, o câmbio é o Paccar PowerLine, de 8 velocidades.
O Paccar PX-5 é um motor de quatro cilindros e 4,5 litros de cilindrada, com potências de 170, 190 e 210 cavalos, e torque de 700, 750 e 800 Nm, respectivamente.
A versão PX-7 oferece potências maiores, de 230, 260, 290 e 310 cavalos, com torques de 900, 1.00, 1.100 e 1.200 Nm. Além do diesel tradicional, os novos motores estão preparados para abastecimento com HVO (óleo vegetal hidrotratado), que reduz as emissões em mais de 90%.
Os novos caminhões utilizam as cabines que já são conhecidas dos modelos LF, mas com um novo padrão de conforto para o motorista.
São três versões, a Day, a Extended Day e a Sleeper, que trazem portas de abertura ampla, posição mais baixa, novos assentos, melhor acabamento e nível de isolamento acústico e térmico.
Outra novidade nessa linha é o XBC, um caminhão preparado para operações mais severas, como no segmento de construção. A versão XBC tem PBT de 19 toneladas, maior altura do solo, e ângulos de entrada e saída maiores, além de proteções em baixo da cabine para proteger o motor e radiador.
Todas as versões do modelo também são preparadas para serem eletrificadas, com motores de 120 ou 190 Kw, dependendo da especificação, e baterias que podem garantir uma autonomia de 350 quilômetros.
A nova linha entra em produção no final desse ano na Europa. (Blog do Caminhoneiro)