Motor 1
Apresentado na Índia em junho, o Honda Elevate estreou como um SUV do City e alternativa um pouco menor e mais barata ao HR-V para os mercados da Ásia. Isso não impede, porém, que a marca possa ter planos para o carro também para o mercado brasileiro. Mais uma vez, o registro de patentes por aqui denunciou as intenções da montadora.
A patente mostra exatamente o Honda Elevate exibido na Ásia, mas no formato padrão de registros, sem muito detalhamento nas imagens. A marca não muito de comentar lançamentos futuros, mas, assim como ocorre com as motos da Honda, uma coisa é a marca registrar o visual de um veículo e outra é fazer como fez com o Elevate, onde há registro individuais de peças como lanternas, faróis e grade, por exemplo.
No primeiro caso, registrando uma imagem geral, as montadoras costumam se proteger apenas de cópias indevidas em nosso mercado, protegendo as linhas de seus veículos. No segundo, há um indício de um interesse maior no veículo em nosso mercado. Os desenhos industriais publicados pelo INPI mostram que o Honda Elevate está mais para o segundo caso.
O que mais sabemos do Honda Elevate?
Na Índia, o Honda Elevate disputa clientes com Hyundai Creta, Skoda Kushaq, Kia Seltos, Volkswagen Taigun (T-Cross local) e Toyota Urban Hyryder. Baseado na plataforma do sedã City (principal produto da Honda na Índia), o Elevate mede 4.312 mm de comprimento, 1.790 mm de largura, 1.650 mm de altura e 2.650 mm de distância entre-eixos. Além disso, acomoda 458 litros de bagagem no porta-malas e possui 220 mm de distância do solo.
Para efeito de comparação, o principal rival Hyundai Creta mede 4.300 mm de comprimento, 2.590 mm de entre-eixos e 190 mm de vão livre. Pelo porte, o Honda Elevate também seria candidato a disputar mercado no Brasil com o Jeep Avenger. O pequeno SUV da marca utiliza plataforma CMP da Peugeot-Citroën e serviria como opção mais acessível ao Renegade.
Entre os principais equipamentos, destaque para sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 10,25 polegadas, teto solar, painel de instrumentos semi-digital de 7 polegadas, carregamento sem fio para smartphones, integração sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, e câmera de estacionamento traseira.
O pacote Honda Sensing adiciona ainda sistema de frenagem de mitigação de colisão, aviso de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de manutenção de faixa, aviso de saída de estrada e assistência automática de farol alto. É, inclusive, um dos únicos da categoria a oferecer todos os recursos de assistência à condução.
Na mecânica, o conhecido motor 1.5 a gasolina de 122 cv e 14,8 kgfm de torque é a principal opção de motorização. O câmbio pode ser manual ou automático do tipo CVT. Posteriormente, versões híbridas e:HEV serão adicionadas ao portfólio indiano. A produção para aquele mercado é concentrada na fábrica de Tapukara, no Rajastão, ao ritmo de 8.000 unidades mensais. (Motor 1/Thiago Moreno)