Alckmin diz que programa de renovação de frota para caminhões e ônibus só usou R$ 270 milhões e será prorrogado até esgotar R$ 1 bilhão

Diário do Transporte

 

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta terça-feira, 22 de agosto de 2023, que desde quando foi lançado, em 05 de junho, o Programa de Renovação da Frota do Governo Federal somente liberou R$ 270 milhões de R$ 1 bilhão para veículos de grande porte.

 

No caso de carros e comerciais leves, os R$ 800 milhões disponíveis se esgotaram em cerca de um mês.

 

Alckmin garantiu, no entanto, que o programa vai ser prorrogado até se esgotar a verba de R$ 1 bilhão em créditos tributários para as montadoras que comercializarem os ônibus e caminhões com descontos.

 

A declaração foi em um evento na fábrica da Gerdau, em Araçariguama, na Grande São Paulo, no qual foi anunciada a venda de 140 caminhões da marca Volkswagen para a “Vamos” (Concessionárias Transrio e Tietê).

 

Foi firmada uma parceria entre a montadora, a revendedora e a Gerdau, que vai fazer o desmanche e a reciclagem das peças dos veículos com mais de 20 anos ou mais de fabricação que serão usados para a compra de caminhões novos.

 

A Vamos adquiriu 140 caminhões com mais de 20 anos de fabricação (o mais velho com 53 anos) e que eram de propriedade de motoristas autônomos.

 

De acordo com Alckmin, o ideal é que este programa seja permanente, o que pode ser possível caso o Governo Federal consiga recursos.

 

“Vamos prorrogar o prazo até chegar a R$ 1 bilhão. Se a gente conseguir mais recursos, o ideal seria que o programa ficasse em caráter permanente.” – disse Alckmin.

 

O programa quase não estava tendo adesão porque donos de ônibus e caminhões com 20 anos ou mais não têm dinheiro para comprar estes veículos 0 km; cada ônibus ou caminhão novo pode chegar a R$ 2 milhões, dependendo do modelo e da configuração.

 

As maiores vendas começaram a acontecer quando o Governo Federal permitiu que donos de grandes empresas comprassem os veículos velhos de pequenos empresários e fizessem o descarte.

 

Neste modelo, as maiores vendas até agora foram:

 

Nova Itapemirim/Suzantur (Santo André-SP): 150 ônibus entre urbanos e rodoviários:

 

As compras em maiores lotes pelo programa governamental começaram com o Grupo Suzantur/Nova Itapemirim, de Santo André (SP), que no dia 14 de julho de 2023, anunciou a aquisição de 150 ônibus, sendo 90 urbanos para a Suzantur no ABC Paulista da marca Mercedes-Benz, e 60 rodoviários para a Nova Itapemirim, dos quais 20 Scania, 20 Mercedes-Benz e 20 Volvo.

 

Carga Pesada (Viana-ES): 06 caminhões:

 

O anúncio da aquisição de seis caminhões Mercedes-Benz ocorreu no dia 14 de julho de 2023, no mesmo evento que comunicou a compra de 150 ônibus pela Nova Itapemirim/Suzantur.

 

Dibracam (Santo André-SP) e empresas de fretamento da Grande São Paulo: 12 ônibus:

 

No dia 09 de agosto de 2023, foi a vez da Volkswagen, por meio da Dibracam, anunciar a venda de 12 ônibus por meio do Programa. As compradoras foram Multi Vias Agência de Viagens Ltda, de Guarulhos (SP), BRUBus, de São Paulo (SP), Grandino Transportes, de Guarulhos (SP) e RL de Carvalho Locadora, de Franco da Rocha (SP).

 

No dia 16 de agosto de 2023, na sede da montadora Iveco, em Sete Lagoas (MG), foi anunciada a venda de 10 ônibus urbanos de 17 toneladas da marca.

 

A companhia também adquiriu junto a frotistas menores, veículos com 20 anos ou mais de fabricação para mandar ao desmanche e obter os descontos previstos no Programa que, até a possibilidade de empresários maiores comprarem dos pequenos, teve pouquíssima adesão.

 

Grupo SADA (Betim – MG) 20 caminhões:

 

No mesmo evento na Iveco, em 16 agosto de 2023, foi anunciada a aquisição de acordo com as regras do programa, de 20 caminhões entre leves, médios, semipesados e pesados.

 

Vamos (São Paulo e Rio de Janeiro) 140 caminhões:

 

Em 22 de agosto de 2023, em um evento na fábrica da Gerdau, em Araçariguama, na Grande São Paulo, foi anunciada a venda de 140 caminhões da marca Volkswagen para a “Vamos” (Concessionárias Transrio e Tietê). Foi firmada uma parceria entre a montadora, a revendedora e a Gerdau, que vai fazer o desmanche e a reciclagem das peças dos veículos com mais de 20 anos ou mais de fabricação que serão usados para a compra de caminhões novos. A Vamos adquiriu 140 caminhões com mais de 20 anos de fabricação (o mais velho com 53 anos) e que eram de propriedade de motoristas autônomos.

 

Descontos

 

De acordo com as regras, para obter descontos que variam entre R$ 33,4 mil e R$ 99,6 mil na compra de ônibus e caminhões novos, as empresas precisam mandar para o desmanche, veículos com 20 anos ou mais.

 

Ocorre que o programa estava com baixa procura no caso de veículos pesados.

 

De R$ 1,8 bilhão que o Governo Federal disponibilizou em forma de créditos para as montadoras, R$ 800 milhões para carros se esgotaram em menos de um mês.

 

Os pesados contam com um total de R$ 1 bilhão, sendo R$ 700 milhões para caminhões e R$ 300 milhões para ônibus.

 

Foi tão baixa a procura que, como mostrou o Diário do Transporte, no dia 04 de agosto de 2023, o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, renovou por mais 60 dias a vigência da MP 1175. O programa foi lançado em 05 de junho de 2023.

 

Cada MP tem validade de 60 dias podendo ser prorrogada por mais 60 dias.

 

Um dos motivos para a procurar ser baixa é que quem possui um veículo de 20 anos ou mais não tem dinheiro para comprar um novo que, dependendo do modelo, pode ter valor de quase R$ 2 milhões.

 

O Governo Federal permitiu então que grandes empresários comprassem ônibus e caminhões velhos dos empresários menores e descartassem estes veículos em troca dos descontos. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)