BYD vai produzir elétrico Dolphin e SUV híbrido Song Plus na Bahia

Jornal do Carro

 

Conforme o Jornal do Carro havia antecipado no fim de junho (leia aqui), a BYD irá, de fato, produzir o hatch elétrico Dolphin e o SUV híbrido Song Plus em sua fábrica, na Bahia. A informação foi confirmada pela montadora, afinal, são os produtos mais rentáveis à venda por aqui. O complexo, vale recordar – que fica em Camaçari, onde era a fabrica da Ford – será inaugurado no segundo semestre do ano que vem.

 

E as novidades não param por aí, afinal, além das três unidades de produção no local já prometidas (montagem de carros de passeio, veículos comerciais e baterias), a marca vai, ainda, inaugurar um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador (capital baiana). De acordo com informações já antecipadas pelo presidente da marca no Brasil, Tyler Li, de lá poderá sair a tecnologia híbrida movida a etanol – motorização que equipará o Song Plus no futuro.

 

Fim da novela

 

Após uma longa novela, cheia de reviravoltas e especulações, a negociação entre Ford e BYD exigiu uma espécie de manobra para virar realidade. Desse modo, para driblar os entraves, a montadora do oval azul vendeu o complexo industrial para o governo estadual da Bahia que, por sua vez, já está fechado com a chinesa. Tudo, a fim de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica. A formalização do acerto deve ocorrer nos próximos dias.

 

O local – que produzia o Ford Ka (versões hatch e sedã) e o SUV Ecosport – deverá se tornar a maior fábrica da BYD fora da China. Tudo isso, portanto, consumirá investimento na ordem de R$ 3 bilhões.

 

Dentro do montante, contudo, a ideia da marca é iniciar os trabalhos com a unidade de processamento de fosfato e lítio (das baterias). Já em janeiro de 2025, há expectativa de início de operação da linha de carros elétricos e híbridos do tipo plug-in. A BYD ainda não fala a data exata ou qual modelo inaugurará a linha de produção. Hoje, a fabricante asiática vende a linha de de elétricos Dolphin, D1, Tan, Han e Yuan Plus, bem como o híbrido Song Plus DM-i. Todos, importados da China. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)