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A Stellantis N.V. e a Controlled Thermal Resources Holdings Inc. (CTR) anunciaram um grande investimento de mais de US$ 100 milhões da Stellantis para avançar no desenvolvimento do projeto Hell’s Kitchen da CTR, o maior projeto geotérmico de lítio do mundo com capacidade total para produzir até 300.000 toneladas de carbonato de lítio a cada ano. O lítio produzido na Hell’s Kitchen contribuirá para a elegibilidade dos veículos BEV da Stellantis no plano de incentivos ao consumidor de acordo com a Lei de Redução da Inflação (IRA) dos EUA.
Além disso, as empresas expandiram o contrato de fornecimento inicial, que agora demandará que a CTR forneça até 65.000 toneladas de Hidróxido de Lítio Monohidratado (HLM) para baterias a cada ano, durante um contrato de 10 anos. Este novo acordo incorpora ao contrato original de fornecimento de lítio, assinado por ambas as empresas em junho de 2022, até 25.000 toneladas métricas de HLM por ano.
O projeto Hell’s Kitchen da CTR no Imperial County da Califórnia recuperará lítio de salmouras geotérmicas usando energia renovável e vapor para produzir lítio verdadeiramente “verde” em um processo totalmente integrado. Isso elimina a necessidade de tanques de salmoura de evaporação, minas a céu aberto e processamento de lítio movido a combustível fóssil.
“A base da nossa meta para liderar a descarbonização no setor inclui a produção com baixas emissões e fornecedores sustentáveis para os componentes básicos dos nossos veículos elétricos”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “O acordo mais recente com a CTR é um passo importante no cuidado com nossos clientes e planeta, enquanto trabalhamos para fornecer mobilidade limpa, segura e acessível na América do Norte.”
Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis anunciou planos de atingir 100% do mix de vendas de carros de passeio elétrico (BEV) na Europa e 50% do mix de vendas de carros de passeio e caminhões leves nos Estados Unidos até 2030. Para atingir essas metas de vendas, a empresa está garantindo aproximadamente 400 GWh de capacidade de bateria, a ser suportada por seis fábricas de baterias na América do Norte e Europa. A Stellantis está a caminho de se tornar uma corporação carbono neutro até 2038, em todos os escopos, com compensação percentual de até um dígito das emissões restantes.
“Este investimento substancial na CTR pela Stellantis cria um marco notável para a empresa e solidifica ainda mais os esforços para apoiar a produção sustentável de baterias para veículos elétricos”, disse o CEO da CTR, Rod Colwell. “Com a adoção de veículos elétricos crescendo rapidamente nos EUA e em todo o mundo, nunca foi tão importante garantir que os materiais das baterias sejam adquiridos e produzidos de forma responsável. Por meio da localização da cadeia de suprimentos de baterias, podemos minimizar os riscos e criar milhares de empregos em uma comunidade desfavorecida. Parabenizamos a liderança da Stellantis e esperamos trabalhar juntos para definirmos novos padrões de referência do setor em termos de confiabilidade, eficiência e sustentabilidade.”
A CTR está programada para iniciar o fornecimento de hidróxido de lítio monohidratado para baterias para a Stellantis em 2027. A empresa espera criar 480 empregos na fase de construção por meio de contratos de trabalho para projetos e mais de 940 empregos diretos quando o projeto estiver totalmente desenvolvido. (Motor Mais)