Todos os híbridos da BYD fabricados no Brasil serão flex a etanol

AutoIndústria

 

O plano de investimento de R$ 3 bilhões da BYD em Camaçari, na Bahia, que envolve a produção de carros eletrificados, chassi de ônibus e caminhões elétricos, contempla a criação de um centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil para desenvolvimento e adequação de produtos às necessidades do mercado brasileiro e de outros países da América do Sul.

 

O chaiman do Conselho da BYD no Brasil, Alexandre Baldyn, revelou na noite desta quinta-feira, 17, na capital paulista, durante evento que teve a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que todos os carros híbridos a serem produzidos no Brasil terão tecnologia flex-fuel a etanol.

 

O executivo revelou que o pedido para que os híbridos brasileiros da marca fossem flex a etanol partiu do presidente da República, Luís Inácio da Silva, quando se encontrou, na China, com os principais dirigentes mundial da BBY. “Vamos tem um centro de P&D no Vale do Silício baiano”, comentou Baldyn.

 

Durante o evento em São Paulo, ficou claro que a fábrica da BYD será mesmo nas antigas dependências da Ford em Camaçari. A montadora estadunidense devolveu as instalações e terrenos para o governo baiano, que agora avalia valor da indenização pelos investimentos lá feitos para posterior acerto com a fabricante chinesa, como confirmou o chaiman.

 

Sobre a reforma tributária brasileira, que pelo texto aprovado na Câmara dos Deputados cancela a prorrogação de incentivos no Nordeste até 2032, o representante da BYD disse que a decisão, se for mantida no Senado, pode refletir em uma redução do valor do investimento previsto para o Brasil, mas não em cancelamento.

 

O anúncio de que a fábrica seria em Camaçari, sem confirmação quanto às instalações da Ford, foi feito no mês passado, quando a marca chinesa informou que o início das operações está previsto para o segundo de 2024 e a expectativa é de gerar 5 mil empregos.

 

O projeto da BYD contempla capacidade inicial para 150 mil unidades e, em um segundo momento, algo próximo de 300 mil. A empresa ainda encaminhará no local processamento de lítio e ferro-fosfato com olhos também para o mercado externo.

 

Entre os incentivos fiscais concedidos à BYD investir na Bahia, destaca-se uma redução de 95% do valor do ICMS até 2032. O governador da Bahia também anunciou na ocasião a isenção do IPVA para modelos elétricos de até R$ 300 mil, medida que ainda depende de aprovação na Assembleia Legislativa. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)