Jornal do Carro
A Stellantis, dona de marcas como Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e RAM, entre outras, lançará quatro plataformas de carros no Brasil, todas com algum tipo de eletrificação. Haverá desde híbridos leves e do tipo plug-in até os 100% elétricos.
Segundo a empresa, os primeiros a trazer os novos sistemas serão os mais vendidos. O objetivo é ganhar escala e, com isso, reduzir custos.
Além disso, as marcas presentes no Brasil vão ajudar o grupo a reduzir as emissões de carbono em todas as suas operações globais. Embora a companhia não tenha revelado detalhes, os primeiros carros chegarão ao mercado em 2024 – e deverão ser híbridos leves.
A empresa também confirmou que pretende produzir elétricos no País. Porém, não informou quando isso ocorrerá. Revelou apenas que a produção será na fábrica de Goiana (PE). Assim, a Stellantis pretende compartilhar fornecedores com a BYD, chinesa que já confirmou planos de produzir carros e caminhões elétricos em Camaçari (BA).
A primeira das plataformas, batizada de Bio-Hybrid, traz um gerador de 4 cv que atua como alternador. Além disso, auxilia na partida, amplia o torque em momentos de maior demanda e inclui baterias de íons de lítio. O motor a combustão será flexível e a aposta da empresa é no etanol.
Acima desta virá a Bio-Hybrid e-DCT, com motores elétricos de 12V e 48V. Assim, poderão mover o veículo em modo totalmente elétrico. Porém, o conjunto também inclui motor a combustão. A diferença está na aplicação do segundo motor elétrico, que atua na caixa de marchas. Esse sistema deverá equipar modelos mais pesados, como SUVs e comerciais leves. (Jornal do Carro/Rodrigo Tavares)