Toyota confirma Yaris Cross híbrido paulista para 2024

Jornal do Carro 

 

Com o avanço das vendas de carros eletrificados no mercado brasileiro, sobretudo de marcas chinesas, a Toyota corre para lançar seu novo SUV híbrido no País, o Yaris Cross. Recentemente, o site do Jornal do Carro publicou flagrantes do modelo sendo testado aqui.

 

O híbrido chega em 2024. A informação é do presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang. A expectativa é de que o carro, com produção em Sorocaba (SP), seja apresentado nos próximos meses. Porém, o executivo não deu detalhes acerca da data de estreia.

 

Ele lembrou que a marca foi a primeira do mundo a ter um veículo híbrido cujo motor a combustão pode ser abastecido com etanol. Trata-se do Corolla, lançado em 2019.

 

As versões híbridas flex do SUV Corolla Cross são feitas na mesma planta que produzirá o Yaris Cross. Atualmente, todo o sistema híbrido vem do Japão. Porém, Chang diz que o aumento do número de modelos híbridos pode ajudar a nacionalizar a produção.

 

Feito sobre a plataforma DNGA, versão simplificada da TNGA, do Corolla, o Yaris Cross tem como proposta ser um carro de baixo custo. O nacional será parecido com o lançado recentemente na Indonésia.

 

O SUV mede 4,31 metros de comprimento e 2,62 m de distância entre os eixos. Assim, tem porte similar ao de um Hyundai Creta, por exemplo.

 

O conjunto híbrido deverá trazer motor 1.5 flexível com 91 cv de potência e 12,3 mkgf de torque, além de um elétrico de 80 cv e 14,4 mkgf, respectivamente. A potência total combinada será de cerca de 110 cv e o câmbio, automático CVT.

 

Também haverá versão apenas com motor 1.5 de 106 cv e 14 mkgf. O câmbio será CVT ou manual de cinco marchas. (Jornal do Carro/Jady Peroni)