No Peru, cavalos mecânicos e ônibus reagem à crise com aumento de vendas

Truck & Bus Builder América do Sul

 

O mercado peruano registrou em julho a venda de 1.513 veículos comerciais pesados, volume composto por 991 caminhões, 223 tractocaminhões e 299 miniônibus e ônibus, 5,9% acima das 1.429 unidades comercializadas em julho de 2022 e 8,5% superior ao total de 1.395 licenciados no mês de junho deste ano. O resultado das três categorias de veículos comerciais apresentou a venda de 991 caminhões, 5,2% inferior aos 1.045 caminhões comercializados em junho deste ano, mas superior em tractocaminhões, com 223 veículos (40,2%) sobre 159 veículos faturados, e aos 299 miniônibus e ônibus, 56,5% acima de 191 veículos vendidos no mês anterior.

 

Em vendas acumuladas no ano, o Peru registrou a venda de 9.733 veículos comerciais de janeiro a julho de 2023, 8,8% menor do que as 10.669 unidades no mesmo período do ano anterior. Foram 7.041 caminhões, menor em 6,6% que o volume de 7.541 unidades vendidas no mesmo período de 2022; 1.368 tractocaminhões com decréscimo de 14,1% em comparação com os 1.586 veículos do semestre inicial deste ano e 1.324 miniônibus e ônibus, com 13,7% abaixo dos 1.542 faturados em igual semestre do ano passado.

 

Para gerente de Estudos Econômicos e Estadísticas da AAP, Associação Automotriz do Perú (AAP), Alberto Morisaki, o comportamento observado este ano, é consequência das restrições da circulação veicular, do aumento de precipitações causadas pelo Niño Costero, somado a problemas financeiros que algumas empresas enfrentam no país, especialmente as de transporte. O crescimento apresentado em julho ocorreu em razão de aquisições corporativas pontuais. (Truck & Bus Builder América do Sul)