Strada 2024: motor turbo, inovações visuais e internas e nova versão

Zero Hora Online

 

O carro mais vendido no ano no país avança na linha 2024. A Strada traz novos motores 1.3 Firefly e turbo 200 flex, inovações visuais e no interior, nova versão topo de linha e edição especial comemorativa aos 25 anos. A picape compacta Fiat evoluiu nas diversas configurações e o seu comportamento remete ao de um carro de passeio. A Fiat Strada 2024 tem preços de R$ 100.990, a R$ 135.990, na Edizione 25 CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT.

 

Lançada em outubro de 1998, a trajetória da Strada é marcada por inovações como a cabine estendida em 1999, a cabine dupla em 2009 ou a terceira porta em 2013. Reestilizada em 2020, ficou mais robusta, ganhou novo visual e mais funcionalidades.  Líder de vendas no país em 2021 e 2022, a Strada  repete os bons resultados também neste ano.  Exportada para Uruguai, Paraguai e Argentina, a Strada é um dos veículos mais vendidos da América Latina.

 

A versão Ranch, a nova Ultra e a edição comemorativa aos 25 anos compartilham o motor Turbo 200 Flex, o mesmo que equipa o Pulse e o Fastback, mas com ajustes adequados às características da picape. Com 125 cv e força (torque) a 130 cv (etanol) e força (torque) de 20,4 kgfm, o turbo flex atua combinado com câmbio automático continuo variável (CV) que simula sete velocidades.

 

As opções com o motor turbo flex contam com o botão Sport no volante que ajusta a picape para melhor desempenho. O câmbio automático CVT permite três modos de condução – automático, manual e sport.

 

Modelo de entrada e voltado ao trabalho, a Endurance 2024 trocou o motor 1.4 Fire de 85 cv e força (torque) de 12,4 kgfm para o 1.3 Firefly de 98 cv  e força de 13,7 kgfm (gasolina) até  107 cv e força de 14,2 kgfm (etanol). O câmbio é manual de cinco marchas.

 

A Endurance também recebeu aperfeiçoamentos como a nova direção com assistência elétrica. Nota A em consumo pelo Inmetro, a picape compacta Fiat faz até 14,2 km/l na estrada (gasolina).

 

A Ultra, a nova opção já existente na Toro, completa a família Strada como topo de linha ao lado da Ranch. Mais esportiva, traz detalhes exclusivos como a grade com friso vermelho. No interior, os bancos dianteiros trazem o nome da versão bordado em vermelho.

 

Os aperfeiçoamentos visuais da Ultra e da Ranch incluem novas grade frontal com logo Fiat, para-choque integrado, faróis de neblina em LED e skidplate que remetem à Toro. No interior das duas versões, os novos bancos e os detalhes das portas são em couro sintético.

 

Todas as versões da Strada 2024 ganham novo volante com Fiat Script. O botão Sport é integrado nas versões com motor turbo flex. A Ultra, a Ranch e a Freedom trazem novas rodas.

 

A Strada conta com recursos eletrônicos de auxilio à condução como controle de estabilidade,  Hill Holder e o TC+ (Traction Control PLus) que monitora o eixo de tração em situações leves de off-road, entre outros. A picape traz também o multimídia Uconnect com tela se sete polegadas sensível ao toque e interativa com Android Auto e Apple CarPlay e ar-condicionado digital automático. A recarga do celular é por indução.

 

As opções cabine plus levam até 720 quilos e 1.354 litros e as de cabine dupla de 650 quilos e 844 litros. A capacidade de reboque é de 400 quilos. A altura mínima do solo varia de 18,5 centímetros e 21,4 cm de acordo com a versão.

 

Como os demais veículos da montadora de Betim, a Strada conta com diversos acessórios Mopar. São itens que garantem mais versatilidade e funcionalidade à caçamba, como a Fiat Box, o extensor com três funções (rampa, extensor e organizador) e o organizador.

 

Homenagem aos 25 anos

 

A Edizione 25 anos comemora as 2,5 décadas da picape. São 1.025 unidades com detalhes exclusivos. Com todos os recursos da versão Ultra, a série limitada está disponível na cor cinza Strato com teto em preto. Um adesivo lateral da série próximo à lanterna traseira personaliza o modelo. A capa dos retrovisores é em preto brilhante e as rodas pintura escurecida.

 

O interior personalizado tem bancos dianteiros com bordado Ultra em vermelho. Abaixo do multimidia, o modelo é identificado por um badge numerado de 0001 a 1.025 e as soleiras trazem  a descrição da série.   A Edizione 25  conta com acessórios exclusivos da Mopar como pedaleiras esportivas, Fiat Box (uma caixa organizadora) e para-barros.

 

Versões e preços

 

Fiat Strada 2024

 

Endurance CP 1.3 Flex MT – R$ 100.990

Freedom CP 1.3 Flex MT – R$ 106.990

Freedom CD 1.3 Flex MT – R$ 112.990

Volcano CD 1.3 Flex MT – R$ 114.990

Volcano CD 1.3 Flex CVT – R$ 120.990

Ranch CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT – R$ 132.990

Ultra CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT – R$ 132.990

Edizione 25 CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT – R$ 135.990

 

Nas ruas e estradas

 

O comportamento da Strada avançou nas ruas e estradas. O motor 1.0 turbo flex fez a diferença na nova versão Ultra CD.  Testamos a nova versão Ultra no trecho do aeroporto de Florianópolis ao Costão do Santinho. O propulsor que equipa os utilitários esportivos Pulse e Fastback mostrou sua potência e força movendo a picape de 1.250 quilos.

 

As sete marchas simuladas pelo câmbio automático contínuo variável tipo CVT distribuíram bem os até 130 cv e força (torque) de 20,4 kgfm (etanol). O que garantiu ótimas acelerações e retomadas de velocidade tanto no trânsito urbano quanto em rodovias com ultrapassagens seguras.  Nos trechos de subidas seguiu o bom comportamento e acompanhou o fluxo sem problemas.

 

O comportamento dinâmico da Ultra foi valorizado pelos aperfeiçoamentos na direção elétrica, na suspensão e no sistema de freios. Macia em manobras, a direção permitiu o perfeito domínio da picape em velocidades mais elevadas.

 

A nova suspensão absorveu bem as irregularidades do pavimento e ignorou as lombadas e quebra-molas principalmente nos trechos próximos ao mar. Apesar da caçamba vazia, não ocorreram oscilações em velocidades mais elevadas. Os freios pararam bem a Ultra sempre que preciso.  O baixo nível de ruído interno aumenta acompanhando a rotação do motor.

 

Conforme a Fiat, a Strada com o motor Turbo 200 faz de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos (gasolina) e 9,5 segundos (etanol). A velocidade máxima é de 178 km/h (gasolina) e 180 km/h (etanol).

 

Pelos dados do Inmetro, o consumo da Strada com gasolina é de 12,1 km/l no trânsito urbano e de 13,2 km na estrada. Com etanol, são 8,3 km/l e 9,4 km/l respectivamente. (Zero Hora Online/Gilberto Leal)