Motor 1
À venda no mercado internacional desde meados de 2016, a atual geração do compacto Rio finalmente pode caminhar rumo à aposentadoria. O modelo será sucedido pelo todo-novo K3 2024, que acaba de ser revelado pela Kia com pretensões globais e design alinhado aos mais recentes lançamentos da marca. A apresentação acontece no México, país que já produz o modelo antigo e seguirá fabricando o novo para diversos mercados globais.
Na estreia, a Kia optou por revelar o K3 2024 apenas na carroceria sedã. No entanto, a variante hatchback já está no forno e não deve demorar para ser apresentada. O batismo K3, vale lembrar, era usado pelo Cerato em várias regiões, mas a marca resolveu aplicá-lo no novo modelo e matar o nome Rio. A mesma estratégia foi usada no Optima, que passou a ser apenas K5.
Ao todo, o K3 mede 4.545 mm de comprimento, 1.765 mm de largura e 1.475 mm de altura. A distância entre-eixos alcança 2.670 mm e promete entregar boa oferta de espaço interno. No porta-malas, há espaço para 544 litros de bagagem. Para efeito de comparação, o antigo Rio Sedan mede 4.385, 1.725 e 1.460 mm, respectivamente, com entre-eixos de 2.580 mm e porta-malas de 387 litros.
O design arrojado (batizado de “Opposites United”) combina faróis estreitos e bem integrados à grade com LEDs que avançam sobre o para-choque. Na traseira, o destaque fica por conta da tampa do porta-malas com formato reto e atravessada por lanternas interligadas. A versão das fotos, batizada de GT-Line, tem rodas de 17 polegadas, antena tipo shark, saída dupla de escapamento e outros.
No interior, destaque para a integração do quadro de instrumentos com a tela de entretenimento de 10,25 polegadas em uma única peça. Há ainda volante inspirado no elétrico EV6, painel minimalista e com linhas horizontais. Entre os equipamentos, há Apple CarPlay e Android Auto sem fio, portas USB tipo C, ar-condicionado de duas zonas, 6 airbags, ESP, sistemas de frenagem automática e monitor de pontos cegos.
Sob o capô, nada de motores turbo. São oferecidos propulsores 1.6 aspirado de 125 cv (o mesmo do velho Rio) e 2.0 também aspirado de 154 cv. O câmbio pode ser manual ou automático, sempre de 6 marchas. Para mercados de exportação, haverá ainda um motor 1.4.
A produção será concentrada na fábrica mexicana de Nuevo León, de onde o Rio e Cerato vinham para o Brasil. Resta saber se a Kia tem planos de lançar o K3 por aqui, onde brigaria com Volkswagen Virtus, Nissan Versa, Honda City e companhia. (Motor 1/Dyogo Fagundes)