Iveco revela dados dos caminhões movidos a bateria e a hidrogênio

Jornal do Carro

 

A Iveco mostrou, na última quinta-feira (3), seus caminhões 100% elétricos, após a separação da Nikola. Além disso, a marca italiana anunciou a chegada da versão elétrica do S-Way. Conforme a empresa, a novidade estreia, na Europa, até o fim deste ano. Ainda de acordo com a companhia, a autonomia do cavalo mecânico será de até 500 quilômetros entre as recargas.

 

O nome do conjunto de baterias do S-Way é Iveco HD BEV. De acordo com a marca, é possível repor 80% da energia em cerca de 90 minutos em carregadores de 350 kW. O visual da versão elétrica é igual ao do caminhão com motor a diesel.

 

O S-Way elétrico, porém, tem motor que gera o equivalente a 645 cv. Na nova versão, o eixo traseiro é da FPT e está integrado ao motor elétrico. Vale lembrar que os caminhões movidos a bateria e a hidrogênio da Iveco foram desenvolvidos em conjunto com a Nikola. Mas, com o rompimento do acordo entre as duas marcas, por ora, os novos modelos atendem apenas ao mercado europeu.

 

Já o Iveco HD FCEV, modelo elétrico a célula a hidrogênio, mantém o desenho, que é fruto da parceria com a Nikola. Porém, com o logo da Iveco. Dessa forma, para comportar os tanques de hidrogênio, o modelo tem uma área específica atrás da cabine.

 

70 KG de hidrogênio

 

Conforme a marca, o caminhão possui tanques para 70 kg de hidrogênio a 700 bar. Ou seja, é praticamente o dobro da pressão utilizada até então em modelos do tipo. Assim, no caminhão batizado de HD FCEV, o hidrogênio é utilizado para gerar eletricidade por meio da célula. Por fim, essa energia alimenta o motor elétrico, com potência de cerca de 544 cv. Segundo a Iveco, a autonomia pode chegar a 800 quilômetros.

 

No visual, o Iveco HD FCEV tem dianteira diferente das demais versões. De acordo com a marca, isso também contribuiu para melhorar a aerodinâmica. Além disso, o cavalo mecânico pode ser atrelado a um semirreboque de 16,5 metros de comprimento. Trata-se de uma regra válida nos países europeus.

 

Da mesma forma, caminhões a célula de hidrogênio podem pesar até 4 toneladas a mais do que modelos equivalentes a diesel. Como resultado, a carga útil é de 24,7 toneladas.

 

Seja como for, a data de início das vendas do Iveco HD FCEV ainda não foi anunciada. Mas os testes em operações reais na Suíça, Alemanha e França começam ainda neste ano. (Jornal do Carro/Andrea Ramos)