Motor 1
Enquanto o Chevrolet Onix é um dos carros mais vendidos no Brasil, tanto como hatch quanto como sedã (Onix Plus), o sucesso do modelo em outros mercados pode não ter sido tão grande assim. Na China, onde é oferecido apenas com a carroceria de três volumes, o site oficial da empresa já não exibe mais o carro em sua página principal.
Para se encontrar o Onix no site chinês da Chevrolet, é preciso digitar o endereço específico. Ainda assim, a página do carro parece desatualizada. O carro por lá ainda aparece com ano modelo 2022, por exemplo. Isso pode ser um indicativo de que o Chevrolet Onix deixou de ser fabricado por lá. A estratégia de se “esconder” um carro no site já foi usada no passado em situações onde o modelo deixou de ser produzido, mas ainda tinha algumas unidades em estoque.
Os colegas da Quatro Rodas citaram que o carro teve seu melhor mês de vendas do ano de 2022 em junho, quando 2.841 unidades foram comercializadas. Para o tamanho do mercado chinês, é um número acanhado. De acordo com a publicação, nos últimos meses, o Onix Plus estava sendo comercializado com descontos que chegaram a 45%. Isso fez com que seus preços chegassem ao equivalente a R$ 39 mil. E ainda assim a empresa teria levado meses para zerar os estoques e imagens de pátios com centenas de unidades encalhadas circularam pela internet.
A revista apontou que a imprensa chinesa sempre foi crítica da vibração gerada pelos motores de três cilindros e do câmbio com acerto agressivo. Na China, o público teria um certo preconceito com motores de três cilindros da mesma forma que os brasileiros tiveram com motores de 16 válvulas no final dos anos 1990. Sob o capô, o Onix chinês tinha motores 1.0 turbo de 114 cv e 16,6 kgfm de torque ou 1.2 turbo de 132 cv e 19,5 kgfm, ambos de três cilindros.
Outro fator apontado para o final da produção do Chevrolet Onix Plus na China teria sido o lançamento e o relativo sucesso do novo Monza apresentado por lá. Além de maior e ter um banco traseiro mais espaçoso, uma prioridade para o público chinês, o sedã com nome conhecido dos brasileiros chegou ao mercado com um motor 1.5 de quatro cilindros. Sem o Onix na base do catálogo, a Chevrolet agora focaria seus esforços para o segmento de entrada para as marcas com as quais a empresa tem parceria na China, como SAIC-GM, detentora da marca Baojun.
Chevrolet Onix também foi mal no México
O Chevrolet Onix Plus chegou a ser fabricado no México, tendo como meta ser o veículo de maior volume da empresa no país. A marca esperava abastecer o mercado interno e exportar o três-volumes para 37 países, principalmente da América Central, África e Oriente Médio. Com a pandemia, porém, a cadeia global de suprimentos eletrônicos foi diretamente afetada e os planos vieram por água abaixo, forçando o fim das operações.
Restou ao Onix Plus seguir no mercado como importado a partir de junho de 2022, assim como quase toda gama de veículos do Chevrolet no México. Agora, com este aparente encerramento da produção do sedã também na China, restaria à marca importar o carro do Brasil ou simplesmente tirá-lo de linha. (Motor 1/Thiago Moreno)