O Tempo
Conforme previsto pelo Autotempo, a Renault fará grandes mudanças em sua linha de carros no Brasil. Além de lançar um novo SUV compacto, a marca francesa também planeja oferecer em breve modelos híbridos flex no país.
Ambas as novidades foram confirmadas pelo presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, em evento reservado aos jornalistas automotivos, no Complexo Ayrton Senna, nome da fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.
Novo SUV compacto terá motor 1.0 turbo
Durante a apresentação, Gondo confirmou que o inédito SUV da Renault, que já consta nos registros de patentes do INPI, será feito sobre a nova plataforma CMF-B. O modelo será equipado com um novo motor 1.0 turbo da Renault, de três cilindros, e câmbio CVT. O carro deve ser revelado ainda em 2023, mas só será lançado no 1° trimestre de 2024.
Conforme o presidente da Renault do Brasil, a plataforma CMF-B está pronta para receber modelos eletrificados como os carros híbridos. Segundo Gondo, a Renault aposta nos carros híbridos flex como modelo de negócio de transição do mercado brasileiros para os veículos 100% elétricos.
“O futuro é elétrico. Disto não temos nenhuma dúvida, mas no Brasil, o caminho de transição será longo. Até lá, terão várias tecnologias e o híbrido flex é um dos caminhos. Já estamos trabalhando nisso. A Renault terá carro híbrido flex no Brasil”, confirmou Gondo.
O primeiro modelo híbrido flex da Renault no Brasil será o segundo produto pensado para a plataforma CMF-B, com lançamento previsto apenas para 2025, que deve adotar o mesmo novo motor 1.0 turboflex, acoplado a uma bateria auxiliar.
Inteligência artificial na produção de carros
Durante o evento institucional na fábrica da marca no Paraná, a Renault apresentou aos jornalistas as novidades da linha de produção, destacando a adoção do chamado “metaverso industrial”.
A planta da Renault em São José dos Pinhais, que completou 25 anos em 2023, tem atualmente capacidade média para produzir 75 carros por hora, sendo 60 de passeio e 15 utilitários, om o trabalho de cerca de 800 colaboradores na linha de montagem.
A montadora planeja alcançar 77% de automação até o fim deste ano, com aproximadamente 700 robôs equipados com inteligência artificial para otimizar o processo de produção e garantir a qualidade do produto. (O Tempo/Igor Veiga)