Kia Brasil entrega mais 20 Stonic à Awto

Coisas de Agora

 

Mais vinte unidades do Stonic, SUV compacto e híbrido, foram entregues à Awto, aplicativo de ecossistema de mobilidade, que inova e amplia sua frota de veículos na cidade de São Paulo. O lote inicial do modelo – de 40 unidades – foi entregue em novembro e dezembro de 2022, e entrou em circulação em janeiro deste ano.

 

Das vinte unidades do Stonic, doze fazem parte da edição especial “Nightfall”, nas cores preta e cinza, que, além de ganhar o azul no teto e nas laterais, detalhes que denotam mais sofisticação e elegância ao veículo, foi adicionado a esse pacote cabo carregador de smartphone.

 

O Kia Stonic da Awto chega na versão completa, com todos os acessórios inclusos: ar condicionado digital, faróis de neblina em LED, rodas de liga leve aro 17, sensor de pressão nos pneus, central multimídia com tela em 8 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, seis airbags, assistente de partida em rampa, controle de tração e estabilidade e câmera de ré.

 

Por serem híbridos, portanto mais econômicos, a proposta da Awto é ter tarifação mais baixa por km rodado para os usuários do Kia Stonic, além de o veículo ter isenção de rodízio na cidade de São Paulo, outro importante benefício.

 

Primeiro modelo alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana, o Kia Stonic foi lançado em novembro de 2021, junto com a nova logomarca, no mercado brasileiro. Seu principal atributo, em versão única, é o motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.

 

Smartstream é uma geração de trem de força que incorpora os esforços da Kia para liderar o próximo movimento de mobilidade do mundo. O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 12 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido do Stonic entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.

 

O motor à combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico, do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm. O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Stonic – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 13,7 km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

 

A Kia é uma marca de mobilidade global com a visão de criar soluções de mobilidade sustentável para consumidores, comunidades e sociedades em todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52.000 funcionários em todo o mundo, presença em mais de 190 mercados e fábricas em seis países, a empresa comercializa cerca de três milhões de veículos por ano. No Brasil, a Kia está presente desde 1992 por meio da distribuição do Grupo Gandini, que já comercializou cerca de 450 mil veículos da marca no país e conta atualmente com cerca de 70 concessionárias em todo o território nacional. A Kia está liderando a popularização de veículos híbridos e elétricos e desenvolvendo uma gama crescente de serviços de mobilidade, incentivando milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores maneiras de se locomover. O slogan da marca ‘Movement that inspires’ reflete o compromisso da Kia de inspirar os consumidores por meio de seus produtos e serviços.

 

Awto – Fundada no Chile em 2016, a Awto é um aplicativo de mobilidade urbana multimodal (ou seja, com vários tipos de veículos) que atua em diversas cidades do Chile e agora também no Brasil. Começou a operar em São Paulo, em 2022, com uma frota diversificada de 200 carros, entre SUVs e utilitários, e 200 motos elétricas – e chegará a cerca de 650 veículos circulando pelas ruas da capital paulista até o fim de 2023. (Coisas de Agora)