Motor e Ação
Os motores e ação entrevistou o CEO da Adventures Off Road e o engenheiro chefe do projeto Guepardo nesta quinta-feira (06/07/2023). O novo veículo 4×4, Guepardo, já está em fase final de testes e será lançado até o fim do ano. Confira as novidades e brabas do projeto nesta live exclusiva do canal.
E o Guepardo já pode ser reservado no site https://adventuresoffroad.com.br/, onde os interessados ainda podem obter todas as informações e manter contato para ser representante e/ou oficina especializada.
Mas, a princípio nesse primeiro momento, o Guepardo chegará com opção de 4 ou 2 lugares, e será também o primeiro veículo desse nível a ter como opcional o ar condicionado. E o grande diferencial do projeto em relação aos concorrentes importados é a manutenção de baixo custo.
Além disso, quatro engenheiros são especialistas em off road e 4×4, sendo os responsáveis durante muitos anos do desenvolvimento do Troller na fábrica de Horizonte no Ceará.
Quatro experientes ex-engenheiros da montadora Troller fazem parte da equipe que está aprimorando e finalizando o protótipo para testes, tanto no litoral do Ceará, como no interior. E para completar ainda irão fazer testes no Circuito dos Cristais, em Curvelo/MG.
E a previsão é de que até setembro deste ano os primeiros veículos estejam prontos e tenha início a pré-venda para o público. Mas as reservas já podem ser feitas.
Mas os quatro ex-engenheiros da Troller, Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato, acreditam que o mercado desse segmento é muito bom e que o lançamento vai surpreender pela qualidade, segurança e desempenho, tendo em vista que o que existe hoje à venda são os importados das marcas Pollaris (Estados Unidos) e Can-Am (Canadá). E o preço do Guepardo será bem competitivo.
Motor e estrutura
Já o motor Volkswagen turbo 1.6, segundo Moacir Braga, tem uma curva de torque adequada para esse tipo de aplicação. Além disso, a suspensão foi desenvolvida exclusivamente para o Guepardo. “A suspensão é a alma de um URV”, explica Moacir.
Moacir tem experiência de 25 anos na área de Engenharia Automotiva, tendo sido o responsável pela Engenharia Veicular, concepção de protótipos, processos de validação e testes na extinta Troller.
Mas o detalhe é que o GUEPARDO É MAIS QUE UM UTV. Ele é um URV (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário). E segundo o diretor geral e idealizador da nova montadora, Adventures Off-Road, Clauder Ciarlini, “Nosso veículo é um automóvel e os UTVs são quadriciclos redesenhados. A motorização / transmissão do URV é um motor convencional de uso automotivo aliado a uma confiável transmissão manual, enquanto o conjunto utilizado nos UTVs do mercado utilizam transmissão CVT com acionamento por correia, requerendo alto giro do motor e causando ruídos bastante elevados aos ocupantes. Sem falar das constantes quebras de correia da CVT.”
E o URV compete nas categorias SUV, Buggy, UTV e Jipe, embora não emplacado. Mas o projeto não para em apenas duas versões 2 e 4 lugares. E em breve teremos uma versão City Car e um elétrico. Confira tudo no vídeo, logo mais traremos todas as novidades aqui no motoreseacao.com ! E aí, comente, curta e compartilhe pra geral. Fica ou passa?
Ficha técnica: Guepardo
Motor: EA111 Volkswagen 1.6, turbo, gasolina
Potência: 121 cv a 5250 RPM
Torque: 181 Nm a 2500 RPM
Câmbio: manual com 5 marchas + a ré
Tanque: 40 litros
Peso do veículo: 1.250 kg
(Motor e Ação/Freire Neto)