Mercedes-Benz comemora 20 anos dos caminhões Accelo no mercado brasileiro

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Mercedes-Benz do Brasil alcançou o marco histórico de 20 anos de produção dos caminhões leves e médios Accelo. Desde que chegou ao mercado, em 2003, foram emplacadas 89.515 unidades, sendo 85.461 caminhões leves e 4.054 da categoria de médios, volume acumulado até junho deste ano. Isso significa uma média de 4.475 unidades por ano.

 

O modelo leve Accelo 815, que começou a ser comercializado em 2012, é o modelo mais vendido nesses 20 anos, com o volume total de 33.387 unidades, sendo sucessor do consagrado 710, um dos caminhões mais admirados por frotistas e autônomos.

 

O segundo modelo mais vendido neste mesmo período é o leve Accelo 1016, também desde 2012, com 32.932 unidades emplacadas. Além disso, 4.031 unidades são do modelo médio Accelo 1316 6×2, que começou a ser comercializado em 2015. A família Accelo também teve, em sua trajetória, modelos leves como 715 e 915, que foram sucedidos pelos atuais 817 e 1017. Já o médio 1316 6×2 é o antecessor do atual Accelo 1317 6×2.

 

“Quando a Mercedes-Benz lançou o Accelo, há 20 anos, tinha um grande desafio: dar continuidade ao sucesso do caminhão 710, o Mercedinho, um campeão de vendas e muito querido por autônomos, frotistas e motoristas do Brasil por qualidades como agilidade e robustez nas severas atividades da distribuição urbana e das curtas distâncias rodoviárias e rurais”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Desde sua chegada ao mercado, o Accelo já trouxe em seu DNA todas as características consagradas dos leves da marca, agregando mais força, tecnologia e um padrão ainda mais elevado de desempenho, economia, conforto e segurança”.

 

Um caminhão sempre à frente do seu tempo

 

O Accelo inovou no mercado com o conceito de cabina home office, com interior parecido ao de um automóvel. Isso inclui vários porta-objetos, encosto reclinável tipo mesa, volante similar ao de um automóvel, coluna de direção regulável, cintos de segurança de três pontos, painel com computador de bordo e sistema de diagnose, vidros elétricos, espelho com regulagem elétrica, ar condicionado e cobertura de degraus.

 

“Outro destaque do Accelo está no fato de que esta foi a primeira linha de caminhões leves a comercializar o câmbio automatizado”, destaca Roberto Leoncini.

 

“As categorias de caminhões leves e médios são muito competitivas, com um universo bastante diversificado de clientes, desde aqueles que focam mais o preço do veículo, como aqueles que fazem gestão de frota, olhando para o preço e também custos operacionais, investindo em tecnologias que trazem mais economia, conforto e segurança”, diz Roberto Leoncini. “Nossa linha Accelo tem produtos para cada perfil de cliente, seja com modelos básicos ou mais completos, como o Accelo top de linha com câmbio automatizado, cabina estendida, banco do motorista pneumático, tanque auxiliar de 150 litros, ar-condicionado, vidro e espelhos com acionamentos elétricos e vários outros itens”.

 

Accelo – mais potente, com a mesma confiabilidade e produtividade

 

A atual linha de caminhões Mercedes-Benz Accelo, que atende à legislação Proconve P8 (Euro 6), chegou ao mercado com nova denominação: os leves Accelo 817 (8.300 kg de PBT) e Accelo 1017 (9.600 kg de PBT) e o médio Accelo 1317 6×2 (13.000 kg de PBT). Eles são equipados com o motor OM 924 LA, com tecnologia BlueTec 6 com 5% mais de potência, 163 hp, e torque de 610 Nm, o que é muito importante nas severas operações de distribuição urbana e na circulação no interior dos bairros. Além disso, são indicados para viagens intermunicipais, curtas distâncias rodoviárias e transporte em áreas rurais e também atendem a legislações de restrição de circulação, como o VUC (Veículo Urbano de Carga).

 

Devido a suas dimensões compactas, os caminhões Accelo são ideais para o trânsito intenso das grandes cidades. Eles são referência em agilidade, além de proporcionar facilidade de manobra ao motorista, mesmo em áreas internas de centrais de abastecimento, supermercados e centros de distribuição, otimizando assim as operações de carga e descarga. Outro destaque, é que a linha oferece as maiores plataformas de carga do seu segmento, maximizando a produtividade e rentabilidade para o cliente.

 

O trem de força é um diferencial de mercado do Accelo. O motor Euro 6, sem EGR, preserva a robustez que os clientes já conhecem e aprovam. O mesmo se aplica ao novo câmbio Mercedes-Benz G70 de 6 marchas em duas versões: automatizada e manual com trambulação a cabo. Além de propiciar mais conforto ao condutor do veículo, o Mercedes-Benz G70 exige menor esforço do motorista e assegura economia no consumo de diesel devido à inteligência das trocas de marcha.

 

Ainda com relação ao trem de força, a embreagem com auxílio pneumático reduz em 45% o esforço do motorista no pedal, o que se traduz em conforto, praticidade e produtividade na condução do caminhão.

 

A linha Accelo 2023 ampliou o pacote de segurança dos caminhões, que passaram a contar com controle eletrônico de estabilidade (ESC), luzes de frenagem de emergência (ESS) e auxílio de partida em rampa (HSA) na versão com câmbio automatizado. Piloto automático está disponível como opcional para o Accelo 1317 6×2, modelo indicado para curtas distâncias rodoviárias. Além disso, os caminhões Accelo já vêm equipados com ABS (sistema antitravamento de rodas), ASR (controle de tração), EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e Top Brake (exclusivo freio-motor auxiliar da Mercedes-Benz). (Truck & Bus Builder América do Sul)