Abrati celebra o dia do motorista com campanha de valorização profissional

Frota & Cia

 

Em comemoração ao dia do motorista, 25 de julho, a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI) lança campanha em suas redes sociais para mostrar a diferença que esse profissional faz no dia-a-dia.

 

Por meio do @juntosabordo, a entidade quer enfatizar a importância de garantir os direitos e condições de trabalho necessários para que o profissional atue de maneira segura e com qualidade. De acordo com a conselheira e porta-voz da entidade, Letícia Pineschi, a campanha pretende  destacar a importância desses profissionais. “É preciso defender a profissão dos riscos da uberização do trabalho dessa categoria cujos prejuízos podem ser devastadores quando se transporta até 60 pessoas”, destaca Pineschi.

 

Segundo a executiva, a uberização da profissão diz respeito às importantes conquistas trabalhistas obtidas pela categoria e que devem ser priorizadas. “No entanto, elas vêm sendo ameaçadas com o crescimento do transporte interestadual clandestino de passageiros, que, além de aumentar em quatro vezes a letalidade dos acidentes segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), traz consigo a precarização do trabalho do motorista”.

 

Para a associação, as empresas regulares do setor rodoviário oferecem aos motoristas inúmeras vantagens que incluem programas de reciclagem constantes, apoio psicológico, planejamento financeiro entre outros cursos que podem impactar positivamente a rotina e a vida do profissional.

 

No sistema, cada profissional sustenta em média quatro pessoas com sua remuneração e benefícios e o segmento rodoviário regular interestadual emprega cerca de 60 mil profissionais, dessa forma a proteção se estende a algo em torno de 240 mil pessoas. (Frota & Cia/Priscila Ferreira)