Monitor do Mercado/Agência CMA
A última análise do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, apontou que, no período de 1º a 13 de julho, o preço do litro do diesel comum foi comercializado a média de R$ 5,04, com uma redução de 1,56%, ante junho. Já o diesel S-10 foi comercializado à média de R$ 5,13, após o recuo de 1,35%, em relação ao mês anterior.
Nenhuma região brasileira apresentou aumento no preço do diesel S-10 e apenas a Região Norte registrou acréscimo para o diesel comum, de 0,53%, encerrando os primeiros dias do mês a R$ 5,70. Os postos nortistas também apresentaram as médias mais altas para os dois tipos, com o S-10 comercializado a R$ 5,51.
As reduções mais expressivas para o tipo comum foram identificadas nas bombas de abastecimento do Sudeste, onde o preço do litro ficou 1,77% mais barato e fechou o período a R$ 4,99. Já a Região Sul apresentou a maior redução para o tipo S-10, de 1,39%. Os postos sulistas também se destacaram no ranking das médias mais baixas para ambos os tipos de diesel, com o comum comercializado a R$ 4,93 e o S-10 a R$ 4,96.
Aumentos no preço dos dois tipos foram identificados em Estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil, de 0,39% para o tipo S-10 como no caso da Bahia, que fechou com o litro a R$ 5,13; até 4,82% registrado em Roraima, que fechou com o comum a R$ 6,74, aponta Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.
O preço médio mais alto para o diesel comum foi identificado em Roraima, a R$ 6,74. Já o diesel S-10 mais caro foi encontrado nos postos de abastecimento do Amapá, a R$ 6,33.
Os postos da Paraíba lideram o ranking da redução mais expressiva para o diesel comum, de 8,19%, que fechou o período de 1º a 13 de julho a R$ 4,93. Já o maior recuo para o tipo S-10 foi localizado em Alagoas, onde o preço do litro ficou 2,60% mais barato, vendido a R$ 5,25.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis, levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários. (Monitor do Mercado/Agência CMA/Cynara Escobar)