Scania inaugura fábrica no Cazaquistão

Caminhões e Carretas

 

Localizado em uma região estratégica entre os continentes europeu e asiático, o Cazaquistão vem se consolidando com uma importante rota para o transporte rodoviário de cargas internacional entre a China e os países que compõem a União Europeia, especialmente após as sansões impostas à Rússia. Atenta a este grande potencial, a Scania inaugurou nas últimas semanas a primeira fábrica no Cazaquistão.

 

Resultado de uma importante parceria com a QazTehna, empresa cazaque com décadas de experiência na montagem de veículos comerciais, a nova unidade fabril da montadora sueca atuará em regime SKD (Semi Knock-Down), ou seja, receberá do continente europeu todas as partes dos caminhões e será responsável apenas pela montagem final.

 

“A Scania é sinônimo de inovação, confiabilidade e alta qualidade. A QazTehna se orgulha da sinergia da cooperação cazaque-sueca, que contribuirá para o desenvolvimento da economia local, a criação de novos empregos e o aprimoramento do potencial técnico do Cazaquistão. Juntos, alcançaremos novos patamares na produção de equipamentos de transporte e atenderemos às necessidades de nossos clientes”, enfatizou Argulan Maikonov, Diretor Geral da fábrica “QazTech”.

 

A cerimônia de inauguração da nova planta industrial foi marcada pela conclusão da montagem dos três primeiros caminhões, sendo, dois cavalos mecânicos 4×2 e um modelo chassi rígido 6×2, todos Scania R 440 com motores Euro 5.

 

De acordo com as expectativas da montadora sueca, a operação no Cazaquistão será fundamental para reduzir os custos e preços dos caminhões Scania na região. Além disso será uma peça fundamental para concorrer diretamente com as marcas chinesas. A nova fábrica está localizada na cidade de Saran, na região de Karaganda. (Caminhões e Carretas/Lucas Duarte)