Motor 1
Longe do Brasil há alguns tempos, o Hyundai Santa Fe segue vivo e forte no mercado global, agora chegando à sua quinta geração com um design completamente diferente, estreando uma nova identidade para a marca sul-coreana. Como de costume, a Hyundai fará a apresentação aos poucos, prometendo revelar todos os detalhes sobre o SUV em agosto, iniciando as vendas logo em seguida na Coreia do Sul.
De acordo com a Hyundai, este novo estilo tem uma filosofia que mistura a natureza com a cidade, destacando a capacidade do novo Santa Fe ser bem competente nos dois ambientes. A primeira coisa que notamos na nova geração do SUV é como está bem quadrada, inclusive com uma tampa do porta-malas completamente reta. Se tamparmos a frente para olhar somente o perfil do utilitário, dá até para pensar que é um carro da Land Rover.
A frente é diferente de tudo que a Hyundai lançou até agora. Adota faróis que tem uma iluminação em forma de “H” e que são integrados por uma linha iluminada na grade dianteira. Alguns flagras mostram que esta parte também servirá como seta, mudando para a cor amarela. Nas partes vazias do “H” estão as luzes principais, também utilizando LEDs. O para-choque repete essas linhas retas, usando uma parte pintada também em forma de “H”, e duas entradas de ar acima e abaixo da placa de identificação. O capô alto ajuda a criar a impressão de que o SUV é mais musculoso, assim como o vinco bem definido sobre as caixas de roda.
Este estilo diferente continua na traseira, onde a fabricante tentou algumas coisas diferentes. Para começar, as lanternas foram posicionadas bem baixas, perto do para-choque, deixando um enorme espaço abaixo do vidro onde a Hyundai posicionou o seu logo e o nome “Santa Fe” por extenso. As luzes seguem o estilo em “H” com LEDs, formando uma barra junto com a peça preta onde fica a trava e maçaneta para a tampa do porta-malas. Falando nela, a porta é bem reta, ajudando neste estilo quadradão do SUV.
As fotos do interior mostram que terá um estilo bem próximo do novo Azera, com um volante com um centro bem grande. Porém, algumas coisas serão diferentes, usando linhas retas para o design do console. Terá duas telas de 12,3 polegadas lado-a-lado, uma para o painel de instrumentos e outra para a multimídia, curvas e com um estilo flutuante. Logo abaixo há uma área dedicada para os comandos do ar-condicionado e do sistema de som, combinando botões físicos e por toque. Podemos notar alguns equipamentos, como dois carregadores wireless para smartphones e um seletor de modo de condução.
Até agora, não há qualquer informação sobre quais motores devemos ver sob o capô do novo Hyundai Santa Fe 2024. Há quem diga que manterá o 2.5 usado atualmente, nas versões aspirada e turbo, recebendo também variantes 1.6 híbridas normal e plug-in. Saberemos todos os detalhes em agosto, durante a apresentação oficial.
E quanto ao Brasil? A Caoa-Hyundai, responsável pela importação de veículos da marca, voltou a oferecer uma linha mais ampla, com a chegada dos eletrificados Ioniq e Kona, além de prometer o enorme Palisade para o ano que vem. O Santa Fe poderia retornar ao Brasil como uma opção um pouco mais barata em comparação ao Palisade, ainda mais por oferecer um visual bem incomum. Porém, ainda não há qualquer confirmação de que pode ser vendido por aqui. (Motor 1/Nicolas Tavares)