Motor 1
Importante produto dentro da Stellantis, a nova Ram Rampage terá mais uma versão em um futuro breve. Depois de flagrada em testes, a Rampage Bighorn aparece na atualizada listagem do Inmetro, compartilhando os números com a Rampage Laramie e apenas com o motor 2.0 turbodiesel.
Hoje, a Rampage mais barata é a Rebel turbodiesel, de R$ 239.990. A Ram Rampage Bighorn terá o mesmo motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 38,8 kgfm de torque, além do câmbio automático de 9 marchas e sistema de tração integral. O que ela perderá na comparação com a Laramie deverá ser o acabamento em couro e alguns itens como os assistentes de condução e acabamentos cromados.
Pela homologação do Inmetro, a nova Ram Rampage Bighorn faz 9,9 km/litro na cidade e 12,4 km/litro na estrada. São os mesmos números da Laramie, quem deverá se basear pro design da grade dianteira em filetes, mas sem tantos cromados, rodas de 17″, além de menos equipamentos para reduzir seu preço inicial.
Sobre seu posicionamento, vale lembrar que o atual valor de R$ 239.990 da Rampage Rebel diesel é de lançamento. Podemos esperar a Bighorn em uma faixa semelhante, principalmente se o aumento for generoso. A Rampage Laramie diesel custa R$ 249.990, então não seria errado imaginar que a Bighorn ocupará a faixa dos R$ 239.990 depois dos aumentos pós-lançamento.
Há outra questão quando falamos em Stellantis. A Fiat ainda lançará a Titano, picape média que deverá ter preços mais baixos que os da Ram Rampage, mas há a Fiat Toro diesel já entre R$ 188.590 e R$ 206.890. A Fiat poderá tirar a Toro diesel de seu catálogo pois, além de abrir um espaço e fazer versões 1.3 turboflex com sistema de tração integral – conjunto do Jeep Renegade -, deixa o motor diesel, importado da Itália, disponível para a Rampage, um produto mais rentável e ainda no fator novidade. (Motor 1/Leo Fortunatti)