Truck & Bus Builder América do Sul
A Scania anunciou que em 2024 atenderá o pedido de uma parcela de clientes com o lançamento do caminhão X-gás, primeiro do mercado brasileiro com autonomia de 900 quilômetros com motor movido a GNV ou biometano. A linha de modelos a gás terá a opção do motor com potência de 460 cavalos.
O diretor de desenvolvimento de novos negócios da Scania Operações comerciais Brasil, Marcelo Gallao, esclareceu que a empresa recebeu pedidos dos clientes para incluir na linha de produtos uma opção com maior autonomia e para operar em rotas mais longas do País.
Para atenderas longas distâncias características do Brasil e ganhar maior flexibilidade no abastecimento, a despeito de o fornecimento do gás ainda não ser pleno nas rodovias, apesar de aumentar a cada ano. Informou, também, que a cadeia de biometano, combustível plenamente sustentável, expande-se, mas de forma mais vagarosa.
O futuro caminhão Scania X-gas é um modelo G 410 8×2, com chassi rígido. Seu motor dispõe de 410 cavalos de potência e desenvolve torque de 2.000Nm. É o propulsor mais potente nesta categoria 8×2.
Com distância entre-eixos de 6.950mm, o que permite acomodar nas laterais da longarina 16 cilindros de gás, oito de cada lado. São oito cilindros com capacidade de 118 litros e outros oito de 95 litros. O volume total suporta 406 metros cúbicos de gás, o que possibilita o propulsor levar o produto por cerca de 900 km. A composição pode carregar até 30 pallets, seguindo a lei, com implementos do tipo Romeu e Julieta (caminhão trucado 6×2 mais um reboque) – com capacidade de até 56 toneladas – ou na configuração de rodas 8×2 com 29 t de peso bruto total combinado (PBTC).
Em comparação com o atual caminhão a gás disponível, o entre-eixos é de 3.750mm (ou 3.950mm) com oito cilindros, quatro de cada lado nas laterais da longarina, com opção de 118l ou 95l, que propiciam o volume total de 226 metros cúbicos ou 182 metros cúbicos, para uma autonomia entre 400 a 500 km.
Os pioneiros Scania movidos a gás têm motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis), são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos, não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia da fábrica.
Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são produzidos com o material de ogivas de mísseis. Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel, pois o líquido fica no chão ou em cima do caminhão. (Truck & Bus Builder América do Sul)