Chevrolet prevê dobrar número de carros conectados em 2023

Coisas de Agora

 

A Chevrolet é líder em conectividade no Brasil, com mais de 250 mil carros conectados ativos. Este número deve dobrar até o fim de 2023 com a expansão da oferta do sistema OnStar para todo portifólio, presente hoje desde o Onix até o elétrico Bolt EUV, passando também pelas picapes, como a Nova Montana.

 

“O sistema OnStar passa a equipar mais de 85% dos veículos da Chevrolet, ante 35% anteriormente. Este é o maior salto em conectividade que uma empresa de grande volume promove no país, em linha com nosso propósito de massificar a tecnologia que mais ganha relevância do consumidor”, afirma Jaime Gil, diretor de Serviços Conectados da GM da América do Sul.

 

Lançado em 2015 no país, o OnStar transforma a experiência do usuário com inúmeros serviços de segurança, diagnósticos e telemetria. A tecnologia permite ainda comandar funções do automóvel à distância por meio de um aplicativo para smartphone, realizar atualizações de sistemas eletrônicos do carro de forma remota e ainda oferece auxílio na recuperação em caso de roubo do veículo, por exemplo.

 

Outro serviço muito valorizado nos carros conectados da Chevrolet é o Wi-Fi nativo, que se diferencia pela antena amplificada com sinal de internet até 12 vezes mais estável e capacidade de conexão para até sete aparelhos simultâneos.

 

O OnStar está há mais de 20 anos no mercado internacional e é líder global em soluções de segurança conectada, serviços de mobilidade e tecnologia avançada de informação, somando atualmente mais de 16 milhões de assinantes pelo mundo.

 

Identidade visual renovada

 

Para marcar este novo momento da marca, que inspira confiança, tecnologia e proximidade com o consumidor, o OnStar está atualizando sua identidade visual, tornando seu logo mais plano e minimalista, reforçando a percepção de símbolo de segurança e proteção.

 

Além disso, o OnStar está preparando o lançamento de um serviço de telemática para empresas e administradores de frotas, que permitirá a eles coletar informações de seus veículos de forma remota. Dados como velocidade média e instantânea, distância percorrida, localização, consumo de combustível e tempos de parada são alguns dos índices que o sistema poderá sintonizar, para que tenham melhores condições de otimizar custos e processos junto com seus colaboradores.

 

Este serviço chegará para somar ao leque de funcionalidades já ofertados pelo OnStar:

 

– Em caso de acidente, o veículo é capaz de enviar um alerta automático à central de atendimento para que um profissional entre em contato e verifique a situação e possa solicitar auxílio, se necessário. Se a vítima a bordo não atender ao chamado, órgãos públicos de emergência serão acionados;

– Em situações de roubo ou furto do veículo, a central de atendimento acionará a função de monitoramento para acompanhar o deslocamento do automóvel para informar as autoridades. Ela pode também providenciar remotamente o bloqueio do motor;

– Já em caso de pane seca ou qualquer problema com o veículo, o OnStar pode providenciar a devida assistência do serviço Road Assistance da Chevrolet;

– Há também o diagnostico sob demanda, funcionalidade que permite detectar e alertar sobre possíveis condições irregulares nos principais sistemas do veículo, como motor, transmissão, airbag, freios ABS, controle de emissões e sistema de controle de tração.

Wi-Fi nativo com antena amplificada e sinal de internet até 12 vezes mais estável com capacidade de conexão para até sete aparelhos simultâneos;

– Aplicativo myChevrolet para smartphone e smartwatch que permite comandar funções do carro a distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada.

 

Principais interações que podem ser feitas pelo app:

 

– Ligar e desligar o motor do carro remotamente para pré-climatização da cabine;

– Travamento e destravamento remoto das portas;

– Localização do veículo podendo compartilhar a localização com outras pessoas;

– Acionamento remoto de luzes e buzina;

– Ferramenta que utiliza dados de condução do cliente para dar dicas de como reduzir o desgaste do veículo e o consumo de combustível, por exemplo;

– Diagnóstico com informações a respeito da autonomia, ciclo de vida do óleo, consumo de combustível e odômetro;

– Para carros elétricos, o app tem três funcionalidades exclusivas: autonomia do automóvel, nível da carga das baterias e localização de pontos para a recarga.

 

Como parte da estratégia de ampliação da oferta de conectividade, os veículos da Chevrolet contam com um período estendido de gratuidade para experimentação dos planos OnStar, garantindo que o cliente da marca possa conhecer e usufruir da tecnologia.

 

Ao todo são quatro pacotes: Standard, Protect, Connect e Protect & Connect. Os valores e os serviços estão disponíveis numa página específica do site Chevrolet. Os benefícios podem variar conforme o modelo e a versão.

 

Além disso, todos os modelos da Chevrolet equipados com o OnStar e Wi-Fi contam com pacote de dados de 3GB no primeiro mês e 20GB nos demais meses de gratuidade.

 

Ainda como complemento ao OnStar, os veículos Chevrolet produzidos a partir de março já saem da fábrica equipados com o tag Sem Parar, em que o cliente tem direito a 12 meses de mensalidades gratuitas, pagando apenas o consumo. O Sem Parar é um meio de pagamento automático que facilita a vida do usuário na hora de passar em pedágios, estacionamentos e postos de combustíveis, por exemplo, evitando filas para o pagamento. (Coisas de Agora)