Motor 1
Desenvolvido para desempenhar papel de entrada no portfólio de SUVs da Jeep, o novato Avenger deverá ganhar outros mercados além da Europa nos próximos anos. No radar da marca, o Brasil desponto como um dos novos destinos do modelo e os trabalhos em torno do lançamento por aqui já parecem ter sido iniciados.
De acordo com reportagem do site KBB Brasil, o Avenger já desembarcou em solo brasileiro e está sendo usado em clínicas com consumidores para avaliação do nível de aceitação local. Pesquisas do tipo reúnem potenciais consumidores do carro e captam a opiniões sobre design, acabamento, porte e percepção geral diante dos futuros concorrentes.
No caso do Avenger, o site explica que a Jeep colocou o modelo ao lado do Renegade, dos Volkswagen Nivus e T-Cross, além do Fiat Pulse. No geral, o crossover foi bem avaliado no quesito design, mas pecou na parte do acabamento (descrito pelos clientes como excessivo no uso de plásticos).
Ao todo, o Avenger mede 4,08 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,53 m de altura e 2,56 metros de entre-eixos. Apesar da pegada SUV, tem medidas próximas de uma hatchback compacto. No porta-malas, tem capacidade para acomodar 355 litros. Toma como base a plataforma modular CMP (desenvolvida inicialmente pela PSA e hoje disponível na prateleira de todo o grupo Stellantis).
Para o mercado europeu, o modelo tem produção concentrada na fábrica de Tychy, na Polônia, e conta com diferentes tipos de propulsão. Na prática, pode ser equipado com motor 1.2 GSE turbo a gasolina de 100 cv de potência ou ainda elétrico com 156 cv e autonomia de 400 km (padrão WLTP).
No Brasil, executivos da Jeep já confirmaram que o lançamento do Avenger está em estudos e a realização local do clínicas só confirma o desejo da marca em ter o SUV por aqui. Como em outros mercados, seria posicionado abaixo do Renegade (que ficará maior na próxima geração em 2025) e atuaria como modelo de entrada da marca. (Motor 1/Dyogo Fagundes)