Colômbia registra queda nas vendas de veículos comerciais

Truck & Bus Builder América do Sul

 

O mercado colombiano de veículos comerciais fechou o primeiro semestre com significativa retração de 17,1%. Segundo dados da Asociación Nacional de Movilidad Sostenible – ANDEMOS, foram comercializados 15.083 veículos, contra 18.184 de janeiro a junho de 2022.

 

No segmento de caminhões, a queda foi de 18,3%, com 13.772 unidades vendidas no primeiro semestre de 2023, contra 16.851 unidades no mesmo período do ano passado. A categoria de caminhões com PBT até 10,5 toneladas registrou diminuição de 17,8%, com 10.778 unidades, contra 13.117. Na categoria acima de 10,5 toneladas de PBT, a retração foi de 19,8%, com 2.994 veículos, contra 3.734 no ano anterior.

 

No segmento de veículos para o transporte de passageiros, a queda foi de 1,7%, com 1.311 ônibus vendidos, em relação aos 1.333 de janeiro a junho de 2022. Segundo a entidade, os motivos para essa queda são a queda na atividade econômica da Colômbia e as dificuldades de crédito e financiamentos.

 

Entre as marcas, a Chevrolet liderou os segmentos de caminhões leves e de ônibus. A Foton foi a marca mais vendida entre os fabricantes de caminhões acima de 10,5 toneladas de PBT.

 

Em caminhões leves, a Chevrolet vendeu 2.431 unidades, 14.0% a menos do que as 2.827 do primeiro semestre do ano passado, seguida pela Foton, com 1.985, pela Renault, com 1.104, e pela Ford, com 1.060 unidades. Entre essas quatro marcas, a Ford foi a única que cresceu em relação ao ano anterior, com 66,5% de elevação (havia vendido 638 unidades).

 

Em caminhões pesados, a Foton comercializou 531 unidade (14,7% acima das 463 do primeiro semestre de 2022), seguida pela Kenworth, com 448, pela Chevrolet, com 401, pela Shacman, com 263, e pela International, com 256 unidades.

 

Em ônibus, o Chevrolet vendeu 476 (139,2% acima das 199 do mesmo período do ano anterior), seguida pela Renault, com 302, Mercedes-Benz, com 198, Hino, com 166, e Scania, com 92 veículos. A surpresa negativa foi a BYD, que vendeu apenas 5 unidades, com queda de 99,3% em relação a 2022, quando havia vendido 690 nos primeiros seis meses de 2022. (Truck & Bus Builder América do Sul)